A Fundação Procon de São Paulo multou a Apple Computer Brasil em R$ 10.546.442,48 pela venda do smartphone iPhone 12 sem o adaptador do carregador de energia – acessório fundamental para o funcionamento do aparelho – e por diversas práticas que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A empresa pode recorrer.
Leia Mais
WhatsApp clonado ou roubado? Veja como recuperar seu número rapidamente'Instabilidade técnica': Facebook diz que queda em serviços foi resolvidaWhatsApp e Instagram fora do ar: aplicativos apresentam instabilidadeAnatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celularOs celulares que você mesmo pode desmontar e consertarProcon-SP notifica Facebook sobre suposto vazamento de dados de usuáriosPela 1ª vez, emoji de choro é mais usado que 'lágrimas de alegria' É melhor deixar o laptop ligado na tomada ou usá-lo na bateria?Além disso, o Procon encontrou, na análise do termo de garantia dos produtos, cláusulas abusivas – em uma delas a empresa se isenta de todas as garantias legais e implícitas e contra defeitos ocultos ou não aparentes; em outra, informa que "a Apple não garante que o funcionamento do produto Apple será ininterrupto ou sem erros."
"A Apple precisa entender que no Brasil existem leis e instituições sólidas de defesa do consumidor. Ela precisa respeitar essas leis e essas instituições", destacou o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
A Apple Brasil foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou.