As empresas do conglomerado Facebook Inc. estão cada vez mais próximas de um grande centro comercial online. Um novo passo nessa direção, a função WhatsApp Pay está disponível para os brasileiros há pouco mais de uma semana.
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Como fazer uma transação?
Primeiro, será preciso que o usuário crie uma conta no Facebook Pay e selecione uma senha de seis dígitos que será usada em movimentações tanto no Facebook quanto no WhatsApp e Instagram. Depois, é preciso inserir os dados de um cartão ou conta bancária das instituições parceiras — Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Nubank, Mercado Pago e Sicredi.
Como será feita a comprovação do pagamento?
Tudo ficará registrado no histórico da conversa ou na aba de pagamentos do aplicativo. O usuário poderá ver o andamento das transferências através de rótulos como “efetuado”, “solicitado”, “processando”, “pendente”, “não efetuado” e “expirado”. O cliente ainda poderá receber uma mensagem que solicita que ele se informe com o próprio banco, caso algo dê errado.
Tudo ficará registrado no histórico da conversa ou na aba de pagamentos do aplicativo. O usuário poderá ver o andamento das transferências através de rótulos como “efetuado”, “solicitado”, “processando”, “pendente”, “não efetuado” e “expirado”. O cliente ainda poderá receber uma mensagem que solicita que ele se informe com o próprio banco, caso algo dê errado.
Existem limites para a transação?
A princípio, cada usuário pode movimentar até R$ 5 mil por mês, entre dinheiro enviado e recebido. O número de transferências também é limitado: 20 por dia. Além disso, cada movimentação só cobrirá até R$ 1 mil. Apesar disso, a instituição financeira da qual o usuário é cliente pode estabelecer tetos diferentes.
Interação com o PIX
Até o momento, o WhatsApp Pay não deve integrar pagamentos feitos pelo sistema PIX. Apesar disso, a empresa informou que está em contato com o BC para que os sistemas possam interagir “em um futuro próximo”.
Segurança
Diferente das conversas trocadas pelo aplicativo, para as quais a empresa garante criptografia de ponta a ponta, os pagamentos pelo WhatsApp dependem de interação com o sistema de terceiros — isso é, das instituições financeiras e bancos. Assim, a proteção dos dados bancários será feita em um local separado no servidor do aplicativo.
Para garantir que não existam fraudes ou furtos, a orientação é que os consumidores não compartilhem o código PIN com outras pessoas e ativem opções de segurança adicionais, como biometria. Em caso de suspeita, o usuário ainda poderá contar com um centro de atendimento ao cliente específico para o sistema de pagamentos.