O Internet Explorer, histórico navegador da Microsoft, será finalmente aposentado no ano que vem após mais de 26 anos de serviço, comunicou a gigante da tecnologia.
O veterano navegador da web foi lançado com o Windows 95.
Ele não aparecerá mais nas versões de consumidor do Windows 10 após junho de 2022, escreveu a Microsoft em um blog da empresa.
Leia Mais
Às vésperas de decisão dos EUA, estudantes pedem doses para o Brasil‘O tempo não existe’: a visão de Carlo Rovelli, considerado ‘novo Stephen Hawking’Facebook se adapta para combater campanhas enganosas na internetWhatsapp oferece opção 'acelerar' áudioA companhia vem desativando o antigo navegador há vários anos - mas em 2019 teve que lançar uma versão de emergência, por razões de segurança.
Naquela época, estimava-se que cerca de 8% das pessoas ainda o usavam.
Seu substituto, o Microsoft Edge, tem um modo de compatibilidade do Internet Explorer, que continuará a funcionar.
'Mais rápido, mais seguro'
Alguns sites antigos - e principalmente, ferramentas internas de web de empresas - foram construídos em tecnologia da internet mais antiga, que os navegadores modernos têm problemas para processar.
Em um blog da empresa, o gerente de programa do Microsoft Edge, Sean Lyndersay, escreveu que o navegador mais recente era "uma experiência de navegação mais rápida, segura e moderna", e agora ele é mais capaz de lidar com aplicativos mais antigos.
Em uma postagem separada que trata de perguntas, a Microsoft esclareceu que haveria algumas exceções à aposentadoria, inclusive em versões mais antigas do Windows.
Entre 2000 e 2005, o Internet Explorer teve uma participação de mercado de 90% (o Google Chrome é o navegador mais usado atualmente). Mas em 2013 a Microsoft foi multada em € 561 milhões por não promover navegadores alternativos dentro de seu sistema operacional Windows.
O sistema introduziu um pop-up de "escolha do navegador" em 2010, mas o recurso foi desativado em uma atualização no ano seguinte. A Microsoft disse que houve um engano.
Nova fonte
A gigante da tecnologia também está mexendo com outro pedaço de sua história: em abril deste ano, ela anunciou que planeja mudar sua fonte padrão, Calibri, em todos os seus produtos. Ela era a principal desde 2007.
A empresa está convidando os usuários a votar em uma fonte favorita entre cinco concorrentes, e diz que a mais bem votada estará em seu novo visual.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!