Um arquivo de 100GB compartilhado em um fórum hacker na deep web expôs cerca de 8,4 bilhões de senhas do mundo inteiro. Segundo o portal especializado Cyber News, a ação pode ter sido a maior da história em relação a vazamento de passwords e senhas privadas.
Leia Mais
O app espião que ajudou o FBI a desbaratar rede criminosa internacionalSites de veículos de comunicação e de alguns governos ficam inacessíveisAplicativo do Banco Bradesco está fora do ar nesta segunda (7/6)Ataque hacker: Fast Shop sofre invasão nas lojas virtuais e fecha unidades Embraer converterá jato Phenom 300 para transporte médicoA ação do RockYou2021, entretanto, se aproxima mais — em proporções — ao Compilation of Many Breaches (COMB), vazamento que reuniu 3,2 bilhões de senhas ainda em fevereiro deste ano.
Considerando que em todo o planeta, cerca de 4,7 bilhões de pessoas têm acesso ao meio on-line ao ponto de criar e fazer a manutenção de senhas e passwords de acesso, o número do RockYou2021 indica uma possível compilação de dados vazados em outras ocasiões. Desta forma, os hackers têm, em apenas um documento, um arsenal de senhas gigantesco, o que pode potencializar ataques virtuais.
O Cyber News alerta também que com dados como nome de usuário e endereço de e-mails, os hackers podem ter acesso a várias plataformas, já que as pessoas tendem a usar a mesma senha para diferentes aplicativos e sites.
Maior segurança
Tendo em vista o alto número de dados vazados, o Cyber News apresentou alguns passos para quem quiser uma maior segurança no meio virtual.
- Cuidado com e-mails que tenham a cara de spam (publicidades, promessas mirabolantes, ou endereços que você não conheça); cuidado com mensagens de texto (ou por aplicativos de mensagem) que são de remetentes desconhecidos. Não clique em nada que pareça suspeito.
- Não compartilhe informações pessoais de forma indiscriminada em meios virtuais.
- Em todo aplicativo possível, use a verificação em duas etapas.
- Se perceber que alguma senha sua foi comprometida, altere-a. Lembrando sempre de evitar datas de aniversário, sequências ou nomes familiares.