O transporte rodoviário é responsável por 60% da circulação de produtos no Brasil. E por trás dos milhares de caminhões que cruzam o país todos os dias, se desenvolveu uma cultura de pessoas apaixonadas por caminhões. No mundo dos games, não é diferente. No Sabia Não, Uai! de hoje vamos falar do sucesso de “Euro Truck Simulator 2”.
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“Euro Truck Simulator 2” (ETS2) foi lançado em 2012 pela SCS Software, uma desenvolvedora da República Tcheca especializada em simuladores. Por quase uma década, entre 2002 e 2011, a empresa desenvolveu jogos para a série “18 Wheels of Steel”, que também buscava simular a direção de um caminhão.
Em “ETS2”, o jogador realiza entregas pela Europa. No começo com caminhões de empresas, mas depois comprando os próprios caminhões, reboques, garagens e montando a própria empresa, contratando outros motoristas.
Modificações feita pelos jogadores
Não há uma grande história ou grandes acontecimentos, mas isso não impediu que o jogo conquistasse milhões de jogadores, já sendo vendidas mais de 9 milhões de cópias. Um dos fatores que contribui para o sucesso do game é a possibilidade de criar “mods”, que são modificações no jogo criadas pelos próprios jogadores.
Os “mods” permitem acrescentar novos caminhões, reboques, pinturas, ferramentas e até cidades e rodovias. Um dos maiores mods é o EAA, criado pelo engenheiro mecânico Roberto Restanho, que acrescenta, em escala reduzida, mais de 850 cidades do Brasil e de outros países da América do Sul.
“Acho que estrategicamente a SCS acertou em cheio com a possibilidade que a comunidade tem de criar mods. O jogo por si talvez não fizesse tanto sucesso se não existissem pessoas criando conteúdos adicionais para o jogo e, obviamente, o fato da SCS permitir que isso aconteça. A partir do momento que a desenvolvedora cria uma estrutura que eu posso inserir uma modificação minha e ela funciona no jogo, isso torna o jogo muito mais vivo, torna o jogo muito mais dinâmico”, explica Restanho.
Lançamento do modo multiplayer
Devido ao sucesso de “Euro Truck Simulator 2” nos Estados Unidos, a SCS lançou em 2016 “American Truck Simulator”, jogo ambientado em solo americano. Ambos os jogos foram criados usando a mesma base, o que permite que algumas ferramentas sejam lançadas simultaneamente nos dois jogos. É o caso do modo multiplayer (ou multijogador), lançado pela SCS Software em julho deste ano.
No modo multiplayer, é possível até 8 jogadores se conectarem e dirigirem juntos pelas estradas. Segundo Restanho, o lançamento do modo multijogador é um pedido antigo dos fãs da série “Truck Simulator”.
“Atualmente, eu vejo um pouquinho de frustração na comunidade porque o modo multiplayer foi lançado com algumas restrições. Por exemplo, só é possível abrir um servidor para 8 jogadores, ainda não é possível utilizar mods junto com o multiplayer. Porém, eu já testei o modo Multiplayer, joguei com alguns amigos, e eu acho que vai ser um sucesso total e absoluto dentro da comunidade”.
Mesmo jogo, diferentes experiências
Apesar de ter “simulator” no nome, o ETS2 não exige que o jogador faça uma auto escola para conseguir se divertir. Há várias opções e ajustes que tornam o jogo acessível para quem nunca teve a experiência de uma direção real.
Para Restranho, a existência destes dois modos de jogo, o mais “arcade” e o mais “simulator”, foi um dos principais fatores para o sucesso do “ETS2”.
“A SCS conseguiu, com essas opções, atender os dois lados. Ela atende pessoas como eu, por exemplo, que gostam de um nível de simulação extremo, e outros jogadores que estão lá descompromissados com a realidade e querem apenas dirigir um caminhão”.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Alves
*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Alves