A gigante americana Google vai investir 1 bilhão de euros (1,18 bilhão de dólares) na Alemanha em infraestruturas de computação em nuvem para armazenar dados e na energia renovável necessária para que funcione.
Leia Mais
Sanções da Lei de Proteção de Dados já estão em vigor; confiraInstagram sofre com bug e posts ficam lotados com a frase "Chupa Flamidia!"Neuroprótese de baixo custo: dispositivo que lê mentes passa em testesDivulgar prints de WhatsApp sem permissão pode gerar processo judicialA gigante quer expandir seu centro de nuvem localizado em Hanau, na região de Frankfurt (oeste), que já possui 10.000 m2.
O Google também quer criar uma nova unidade de armazenamento de dados em Brandenburg, a região ao redor de Berlim.
O grupo investirá na Alemanha em infraestruturas de energias renováveis "solar e eólica" para alimentar 80% da sua exploração.
"É um passo importante para alcançar nossa meta de descarbonização até 2030", disse.
Para isso, fará parceria com a subsidiária alemã do grupo francês Engie, que entregará um total de "140 megawatts" de energia verde.
O armazenamento de dados digitais usando essas nuvens é altamente criticado, especialmente porque consome grande quantidade de energia. O governo alemão saudou a decisão do Google, um "sinal forte" de acordo com o ministro da Economia, Peter Altmaier.
Por enquanto, a gigante digital possui quatro fábricas na Alemanha (Berlim, Frankfurt, Hamburgo e Munique) e emprega 2.500 pessoas.