A Apple emitiu aviso aos usuários de iPhone alertando que motocicletas com motores potentes podem danificar o sistema de câmeras dos telefones da marca.
As vibrações do motor podem prejudicar o estabilizador de imagem (OIS na sigla em inglês, de "optical-image stabilisation") e o foco automático ("closed-loop autofocus"), disse a empresa em comunicado.
- Software israelense infecta produtos da Apple e ameaça segurança de dados
Leia Mais
Procon de São Paulo notifica Apple pela venda de iPhones sem carregadorNovo iPhone 12 vem sem carregador e fones de ouvido na caixa; veja os memesiPhone 12 da Apple: o salto tecnológico dos chip que tornará smartphones ainda mais inteligentesiPhone 14: 3 inovações que a Apple trouxe em nova linha de smartphonesMinistério da Justiça suspende venda de Iphone sem carregador no BrasilApple: o que muda com permissão para usuários consertarem aparelhos por conta própriaRússia mantém ofensiva contra gigantes da internet na véspera de eleiçõesAssim, a recomendação é que o aparelho não seja afixado em motocicletas potentes - muitas vezes o telefone é colocado em um suporte conectado ao guidão do veículo para que o motorista acesse aplicativos de navegação durante seu trajeto.
Em motocicletas com motores menos potentes, como scooters, a Apple aconselha que os usuários utilizem acessórios para telefone que amortecem vibrações.
A empresa explicou que motores de alta potência geram "vibrações intensas de alta amplitude" que se propagam pelo quadro e pelo guidão do veículo e podem danificar sistemas que são projetados para melhorar a qualidade da imagem, neutralizando movimento, vibrações e os efeitos da gravidade.
"A exposição direta a vibrações de alta amplitude dentro de certas faixas de frequência pode deteriorar o desempenho desses sistemas e levar à redução da qualidade de imagem de fotos e vídeos", diz o texto.
Nas redes sociais, vários donos de motos disseram que seus iPhones foram danificados após serem presos no suporte na estrutura dos veículos.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!