"Quando Kennedy, em 1961, definiu que os americanos seriam os primeiros a chegar à Lua, não existia nem projeto da NASA. No entanto, oito anos depois esse objetivo foi alcançado". É com situações e referências como esta que o doutor em ciênca da computação e pesquisador Silvio Meira se propõe a responder, em seu novo livro, a pergunta: O que é estratégia?, questionamento que também dá nome à obra, lançada nesta terça-feira (28/9) na plataforma Kindle, da Amazon.
Se para muitos questionar o que é estratégia remete a um conceito aplicável apenas a situações muito específicas, Meira aborda o tema a partir de referências fáceis de serem assimiladas, aproximando o diálogo, já integrado aos boards das corporações, do cidadão comum.
Voltando ao exemplo da Lua, naquele momento, o pouso era uma possibilidade ainda distante da realidade, mas que se tornou palpável quando as estratégias claras foram traçadas para se construir as capacidades necessárias ao objetivo.
Leia Mais
De policial à cozinheiro, conheça jogos que simulam profissõesEntenda o que são NFTs e como eles se tornam lucrativas formas de arteDivulgar prints de WhatsApp sem permissão pode gerar processo judicialAmazon apresenta robô de 'ficção científica' para atuar com vigilância“Sem isso, qualquer empresa é uma forte candidata a ser mais uma no imenso cemitério de CNPJs que tanto assombra gestores país a fora”, diz Meira.
Para tentar responder à pergunta que dá nome ao livro, Meira traça a “estratégia” para o “emprego da estratégia” em 21 tópicos, que segundo ele, como um código de programação, pode ser usada por qualquer instituição ou empresa, em qualquer contexto, para ações que chama de “verdadeiramente transformadoras”.