Jornal Estado de Minas

APOCALIPSE DIGITAL?

Veja quais sites apresentaram instabilidade nesta segunda-feira (4/10)

A falha na conexão em sites e aplicativos virou o assunto desta segunda-feira (4/10). Além de todos os aplicativos do Facebook, o site Downdetector, que monitora instabilidade em serviços on-line, identificou outros domínios com problemas. 





Por volta das 12h, o Facebook, WhatsApp e Instagram saíram do ar e o Downdetector teve grandes picos de relatos de usuários enfrentando problemas nas três redes sociais. 

Em seguida, no Brasil, usuários do mensageiro Telegram e do banco digital Nubank também reportaram dificuldades de acesso. 
 
LEIA TAMBÉM: Falha no WhatsApp, Facebook e Instagram: veja as reações na internet 

Veja quais sites também apresentaram instabilidades nesta segunda, segundo o Downdetector:
  • Twitter
Usuários começaram a reportar instabilidade por volta das 16h30.




 
  • Bancos brasileiros
Além do Nubank, o Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Brasdesco também entraram para a lista de falhas na conexão. 

O Itaú Unibanco negOU que tenha havido instabilidade em seus canais digitais. Em nota, o banco informou que a "variação citada pela matéria está dentro da normalidade e pode ser causada por variáveis externas ao ambiente do banco, como a própria internet."
  • Google Meet e Discord
As plataformas de reuniões on-line apareceram no site com "relatos de potenciais problemas".
  • TikTok
A rede das 'dancinhas' entrou para as reclamações dos usuários no Downdetector por volta das 15h30. 





A pane digital não é exclusividade brasileira. Segundo a AFP, a queda de conexão, principalmente das redes administradas pelo Facebook, têm 'impacto potencial sobre dezenas de milhares de usuários'.

Pelo Twitter, as redes sociais declararam estar cientes do problema e trabalhando para retomar a conexão.

"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", afirmou a conta oficial do Facebook.
 
*Estagiária sob supervisão do editor Álvaro Duarte




audima