Agora, é oficial: após quase 6h de interrupção dos serviços, o WhatsApp, Instagram e Facebook, finalmente, voltaram a funcionar.
Leia Mais
Após pane, WhatsApp, Instagram e Facebook começam a abrirComércio on-line tem prejuízo com o 'apagão' das redes sociaisFora do ar, Facebook tem mais de 5% de queda nas bolsas dos EUAInstagram e Facebook enfrentam instabilidade nesta sextaFacebook luta contra 'apagão' global e denúncias de ex-funcionáriaO Telegram ainda está longe de ameaçar o WhatsApp, mesmo com a paneFacebook atribui pane a 'mudança de configuração' em servidores'"Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por segurar a barra conosco", tuitou o Facebook.
O comunicado não menciona a causa da avaria, mas informações divulgadas pela imprensa americana sugerem que ela foi grave. Segundo um memorando interno obtido pelo jornal "The New York Times", um grupo de funcionários do Facebook foi enviado nesta segunda-feira (4/10) ao centro de dados da empresa, em Santa Clara, na Califórnia, para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores.
Ainda segundo o veículo, a pane chegou a impedir a entrada de funcionários no prédio do Facebook, já que os dispositivos onde os colaboradores passam os crachas para acessar o local pararam de funcionar.
"Acabei de falar ao telefone com alguém que trabalha para a FB que descreveu que funcionários não conseguiram entrar nos prédios esta manhã, para começar a avaliar a extensão da interrupção, pois seus crachás não funcionavam para acessar as portas", escreveu a jornalista Sheera Frenkel, do "The New York Times", no Twitter.