Luzes no céu de SP
%u2014 .%u2022%u266B%u2022 Esquerdista %u2022%u266B%u2022.%uD83D%uDEA9 (@murilo_sobral) September 3, 2020
Fileira de luz, várias luzes no céu
Quem viu comenta aí#ovni #Ovnis #misterio pic.twitter.com/AvfmjOhODW
EU VI LUZES NO CÉU ANDANDO EM LINHA RETA AQUI EM UBERABA pic.twitter.com/K2d7B20VtU
%u2014 lilith %uD83E%uDD87%uD83C%uDF19 (@dirtinmysesh) May 19, 2021
Ele acrescenta que só é possível visualizar os satélites pouco depois do nascer e do pôr do sol porque os objetos precisam ser iluminados pelo astro para serem vistos e, durante o dia, a luz na atmosfera impede a visão do satélite.
Dicas
“Eles estarão como um pontinho de luz muito pequeno. Para quem tiver um binóculo também é legal. O modelo 7x50 é ideal para observar. O telescópio não é ideal”, afirma.
Também existe o site Find Starlink, cujo criador permanece anônimo, que mostra a localização dos satélites da SpaceX.
Pode chover
“Para hoje à noite, a previsão é de céu nublado mais para o Sul e Zona da Mata. Aqui (na Grande BH) é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva. Pode acontecer à noite ou na madrugada”, explica.
11h48 - Possibilidade de pancadas de chuva (20 a 30 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de sábado (29).@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/kpMGWUrA8u
%u2014 Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 28, 2022
Bonito, mas…
A SpaceX anunciou que reduziria a refletividade dos satélites. Na semana passada, o site Gizmodo, dos Estados Unidos, publicou uma matéria informando que, apesar da iniciativa, satélites do Starlink ainda aparecem como “feixes de luz” durante algumas observações, principalmente no crepúsculo.
Além disso, em dezembro do ano passado, a China acusou os Estados Unidos de “ameaça grave” à segurança aos astronautas do país afirmando que a estação espacial Tiangong teve que executar "controles preventivos para evitar colisões" durante dois "encontros próximos" com os satélites Starlink da SpaceX em julho e outubro, de acordo com um documento enviado por Pequim este mês à agência espacial da Organização das Nações Unidas (ONU).