As tendências dos anos 2000 voltaram com força em 2022, mas ninguém esperava o retorno da rede social Orkut. Nesta quarta-feira (27/4), o fundador da plataforma, Orkut Buyukkokten, anunciou a reativação do site. No comunicado, o engenheiro turco disse que está "construindo algo novo". Ele ressaltou ainda que acredita que as conexões podem "mudar o mundo".
O Orkut surgiu em 2004 e foi um dos sites de maior sucesso no Brasil. Porém, foi encerrado 10 anos depois, em 29 de setembro de 2014.
Leia Mais
Por que boom de seguidores de Bolsonaro após anúncio de compra do Twitter intriga especialistasRanking mostra as maiores vendas de empresas de redes sociaisTwitter: por que Elon Musk quis tanto comprar a rede socialWhatsApp: usuários podem enviar reações a mensagens e novidades nos grupos WhatsApp: clientes poderão cancelar compras e serviços a partir de outubroIngressos para o HackTown 2022 em Santa Rita do Sapucaí estão disponíveisWhatsApp sai do ar na tarde desta quinta (28/4)Nova ameaça: malware invade aparelhos Android e rouba dados bancáriosA notícia da volta do Orkut veio a público dois dias depois que Elon Musk comprou a rede social Twitter e dividiu opiniões. O empresário disse que quer aumentar a liberdade de expressão plataforma.
Queridinho do Brasil
Somente no Brasil, o Orkut conquistou mais de 29 milhões de usuários em 10 anos. Dois anos após fim da rede social, o Google disponibilizou um acervo gratuito com todas as comunidades do site, que era como um "grupo".
As comunidades estão listadas em ordem alfabética, o que deixa mais fácil a busca por aquela página "Cabras não têm muitas ambições", por exemplo. "Com o objetivo de preservar a história de conexões e conversas do Orkut, esse arquivo traz todo o conteúdo público dessas comunidades", diz o texto de apresentação da página.