O Google acaba de lançar uma inteligência artificial (IA) capaz de gerar qualquer imagem a partir de um texto. O sistema pode misturar diversos estilos, seja pinturas a óleo, fotografias e renderizações CGI.
Leia Mais
Especialista dá dicas para não cair em golpes virtuaisGolpistas usam Instagram para enviar ofertas falsas; veja como se protegerVida em Marte? Sonda Perseverance da Nasa inicia busca inédita por sinaisInstagram libera ferramenta 'fixar post' no perfil; aprenda como usarApple Watch vai medir fibrilação atrial e lembrar horário de tomar remédioWhatsApp é uma rede social segura? Especialista avalia riscos Pesquisadores testam protetor solar que protege a pele e o meio ambienteContudo, é necessário ressaltar que o serviço não foi disponibilizado para o público e que as imagens criadas a partir da inteligência artificial não saem sempre perfeitas. Imagens geradas por alguns modelos de texto podem aparecer inacabadas ou borradas, problemas habituais da tecnologia que também foram encontrados no concorrente DALL-E.
Os resultados exibidos pelo Google mostram as melhores imagens criadas a partir de texto, ou seja, foram feitas algumas seleções antes da divulgação.
Além dos resultados imperfeitos, o serviço não foi lançado ao público por conta dos problemas legais que ele pode gerar. Isso porque é possível que algumas pessoas usem o sistema na criação de notícias falsas, por exemplo.
O próprio Google aponta que a ferramenta pode codificar preconceitos sociais, isso porque ele analisa grandes quantidades de dados e eles se baseiam em padrões para aprender e replicar.
O programa "codifica vários preconceitos e estereótipos sociais, incluindo um viés geral para gerar imagens de pessoas com tons de pele mais claros e uma tendência para imagens retratando diferentes profissões para se alinhar com os estereótipos de gênero ocidentais", explica a empresa.
O mesmo problema pode ser encontrado no DALL-E, por exemplo, um dos motivos da proibição da disponibilidade ao público. Contudo, ambas empresas apontam a utilização de filtros que tentam impedir a criação de imagens racistas, violentas e pornográficas.