A rede social Instagram vai testar softwares de Inteligência Artificial (IA) para checar se usuários têm mais de 18 anos para se inscrever na plataforma. A ideia veio a partir da necessidade de garantir a segurança dos usuários, principalmente crianças e jovens, que são vítimas em potencial de golpes, e podem ainda ser expostos a conteúdos nocivos.
Leia Mais
Pesquisadores criam provador de roupas virtual, com inteligência artificialPor que algoritmos das redes sociais estão cada vez mais perigosos, na visão de pioneiro da Inteligência ArtificialO sistema de inteligência artificial que pode diagnosticar demência em um diaInfluencer pede ao Instagram: pare de tentar ser o Tik TokInstagram apresenta instabilidade pela segunda vez em menos de um mês Instagram desmente boato de que vai exibir quem visitou o perfil'Bug' no Instagram? Internet reclama de instabilidade e erros no appProblemas nos stories do Instagram: usuários relatam dificuldades com o appCelular volta a funcionar após 10 meses submerso em rio na InglaterraPara tentar auxiliar os pais para garantir a segurança de seus filhos nas redes sociais, o app passou a exigir verificação de idade e também adicionou uma nova ferramenta, a “controle dos pais”.
Com o aplicativo forçando mais verificações de idade, novas formas de burlar as regras também surgem. Caso o usuário tente mudar o perfil para “adulto”, o Instagram poderá solicitar selfies com um cartão de identificação pessoal, pelo software Yoti.
Leia mais: Um marco legal para a inteligência artificial
A tecnologia do Yoti estima a idade com base nas características faciais e compartilha com a plataforma. Para treinar o software, foi usado inteligência artificial através de imagens anônimas de pessoas de todo o mundo.
Caso não seja possível usar a verificação por fotos, o software ainda dará a opção de pedir a três usuários adultos que testemunhem por eles. Esses usuários receberão um pedido para confirmar a idade da pessoa e devem responder no prazo de três dias.
*Estagiária sob supervisão