A pouco menos de dois meses das eleições, o Google anunciou nesta quinta-feira (11/8) um pacote de recursos para sua ferramenta de busca que facilita o acesso a informações de fontes confiáveis.
As ferramentas têm previsão para chegar ao Brasil ainda este ano, e vão permitir que o usuário encontre rapidamente o perfil da publicação que aparecer nos resultados de pesquisa, além de emitir um aviso quando o conteúdo sobre um tema estiver mudando rapidamente.
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Chatbot da Meta diz que Zuckerberg 'explora as pessoas pelo seu dinheiro'Google Tradutor: 3 truques para tirar máximo proveito da ferramentaSuperlua poderá ser vista nesta nesta quinta-feira (11/8)Os recursos foram criados por meio de sistemas de refinamento de classificação da Busca, como o MUM (Modelo Unificado Multitarefa), que ajudam a aumentar o destaque de informações relevantes vindas de fontes confiáveis. O objetivo é dar contexto para as pessoas decidirem qual resultado é mais útil e confiável para a pesquisa.
Consumo de informações falsas preocupa
Um levantamento do Poynter Institute e YouGov, com apoio do google e realizado em sete países, constatou que entre os brasileiros, 44% afirmam acessar informações falsas ou alteradas todos os dias. Além disso, 65% se preocupam com que eles ou seus familiares acreditem nessas informações.A pesquisa ainda mostra que 66% dos brasileiros, afirmam checar a fonte, e 59% verificam a data da publicação. Entre os países envolvidos na pesquisa, o Brasil é onde mais entrevistados afirmaram usar ferramentas de busca para verificar informações suspeitas, com 55%, seguindo de Nigéria (51%), Estados Unidos (42%), Reino Unido (40%), Índia (38%), Alemanha (36%) e Japão (13%). Mais de 8.500 pessoas foram consultadas.
De acordo com o vice-presidente global da Busca do Google, Pandu Nayak, o objetivo é levar ao usuário informação de alta qualidade, além de ajudá-lo a entender e avaliá-las. “As pessoas recorrem ao Google todos os dias para obter informações nos momentos mais importantes. Às vezes, para procurar a melhor receita para o jantar; outras, para verificar os fatos sobre uma afirmação que ouviram de um amigo”.
Programa de Enfrentamento à Desinformação
Em agosto de 2019, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criou o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. O programa conta com 154 parceiros, como redes sociais, plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros. O Google Brasil firmou parceria com o TSE em outubro de 2019.
*Estagiário sob supervisão da editora Vera Schmitz