A Uber, aplicativo de viagens rápidas, teve os sistemas invadidos e hackeados nessa quinta-feira (16/9). O hacker deixou uma mensagem: "Anuncio que sou um hacker e o Uber sofreu uma violação de dados".
De acordo com o jornal americano The New York Times, a violação comprometeu boa parte do sistema do aplicativo.
Leia Mais
Uber Eats encerra operação de delivery de restaurantes no BrasilUber permitirá que motoristas mulheres optem por transportar apenas passageirasUber lança aplicativo de empregos temporários; veja como funciona
"No momento, estamos respondendo a um incidente de segurança cibernética. Estamos em contato com as autoridades e publicaremos atualizações adicionais aqui assim que estiverem disponíveis", disse a Uber.
Na mensagem do Slack que anunciou a violação, a pessoa também disse que os motoristas do Uber deveriam receber salários mais altos. Além disso, o jovem de 18 anos disse ter acesso "total" ao sistema, incluindo código-fonte do Uber, e-mail e outros sistemas internos. Em uma das mensagens enviadas, ele diz que " invadiu os sistemas da Uber porque a empresa tinha uma segurança fraca".
A mensagem do hacker no Slack foi tão absurda que os funcionários da Uber acharam se tratar de uma pegadinha. Alguns responderam com emoticons de sirenes, pipoca e até um GIF.
Um deles escreveu que : "honestamente, essa é uma maneira elegante de hackear alguém".
Até o momento, não houve reclamações de usuários da plataforma.
*estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen