A Uber, aplicativo de viagens rápidas, teve os sistemas invadidos e hackeados nessa quinta-feira (16/9). O hacker deixou uma mensagem: "Anuncio que sou um hacker e o Uber sofreu uma violação de dados".
De acordo com o jornal americano The New York Times, a violação comprometeu boa parte do sistema do aplicativo.
A Uber está investigando a violação e entrando em contato com as autoridades. Por enquanto, os funcionários foram instruídos a não se comunicar usando o serviço de mensagens internas da empresa, o Slack.
"No momento, estamos respondendo a um incidente de segurança cibernética. Estamos em contato com as autoridades e publicaremos atualizações adicionais aqui assim que estiverem disponíveis", disse a Uber.
Na mensagem do Slack que anunciou a violação, a pessoa também disse que os motoristas do Uber deveriam receber salários mais altos. Além disso, o jovem de 18 anos disse ter acesso "total" ao sistema, incluindo código-fonte do Uber, e-mail e outros sistemas internos. Em uma das mensagens enviadas, ele diz que " invadiu os sistemas da Uber porque a empresa tinha uma segurança fraca".
We are currently responding to a cybersecurity incident. We are in touch with law enforcement and will post additional updates here as they become available.
%u2014 Uber Comms (@Uber_Comms) September 16, 2022
A mensagem do hacker no Slack foi tão absurda que os funcionários da Uber acharam se tratar de uma pegadinha. Alguns responderam com emoticons de sirenes, pipoca e até um GIF.
Um deles escreveu que : "honestamente, essa é uma maneira elegante de hackear alguém".
Honestly kind of a classy way to hack someone %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02@Uber pic.twitter.com/fFUA5xb3wv
%u2014 Colton (@ColtonSeal) September 16, 2022
Até o momento, não houve reclamações de usuários da plataforma.
*estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen