Caso a rede social chinesa ou lojas de aplicativos descumpram a lei, terão que pagar uma multa de US$ 10 mil (cerca de R$ 50 mil).
Em pronunciamento oficial, o governo do estado afirmou que a proibição serve para proteger os dados e informações pessoais, privadas e confidenciais dos habitantes de Montana, da coleta de informações pelo Partido Comunista Chinês.
Montana é o primeiro estado americano a sancionar a proibição. As especulações sobre a possibilidade de banimento em todo o país já eram constantes.
Antes da lei ser estabelecida no estado, em março deste ano o TikTok divulgou a seguinte nota à imprensa sobre o assunto:
“O projeto de lei de Montana não trata de tornar os usuários seguros, trata-se de restringir unilateralmente a liberdade dos habitantes de Montana com base em nada mais do que medos e falsidades”.
Recentemente a França, Holanda e Noruega também se juntaram à lista de países que estabelecem proibições para o TikTok. No caso desses países, regras de segurança foram estabelecidas e o aplicativo Chines passou a ser proibido em dispositivos móveis emitidos pelo governo.
Ao todo, já passa de 30 o número de países que adotaram algum tipo de restrição ao TikTok.