Gabriel Martini Dutra Soares Santos, aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Glória, desenvolveu o aplicativo EducaWorld, destinado a facilitar o aprendizado de Matemática para pessoas com discalculia, dislexia, TDAH, autismo e outros transtornos cognitivos.

O aplicativo conta com uma interface interativa e dinâmica, incluindo resumos redigidos pelo próprio Gabriel, videoaulas e exercícios relacionados à matéria.

O protótipo abrange temas como números naturais, decimais, operações básicas, frações e potências, além de apresentar um mascote e um logotipo criados pelo estudante.

Gabriel, que é apaixonado por Matemática e possui TDAH, explica que pessoas com esses transtornos muitas vezes são consideradas incapazes e não têm acesso a uma educação adequada às suas necessidades.

O aplicativo foi desenvolvido após um processo intenso de pesquisa e entrevista com uma psicopedagoga, somado à experiência pessoal de Gabriel durante seu tratamento no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) em São Miguel Paulista.

O projeto do aluno foi enviado à Rise, instituição americana fundada por Eric e Wendy Schmidt, CEO da Google e sua esposa, que busca jovens talentosos e oferece a oportunidade de se tornarem membros da organização, conhecidos como Global Winners. Dentre 500 projetos selecionados, apenas oito brasileiros estão entre os finalistas, incluindo o aplicativo de Gabriel.

Caso se torne um Global Winner, o estudante terá acesso vitalício a diversos benefícios, como bolsas de estudo no exterior, pacotes de tecnologia, mentoria de carreira, acompanhamento de vida, patrocínio de projetos, rede de contato entre os Global Winners e fundo monetário para desenvolvimento de projetos.