A Blue Origin, empresa aeroespacial do magnata Jeff Bezos, assinou um contrato com a Nasa no valor de US$ 3,4 bilhões para desenvolver um módulo de pouso lunar destinado à missão Artemis V, agendada para 2029. A companhia disputava o contrato com a empresa de defesa Dynetics.
Em um anúncio feito na última sexta-feira (19), a Nasa declarou que a Blue Origin será responsável pelo projeto, desenvolvimento e testes do módulo lunar Blue Moon, que transportará astronautas até a Lua. O módulo deverá cumprir os padrões estabelecidos pela agência espacial americana para o sistema de pouso humano em expedições lunares.
O valor do contrato será de US$ 3,4 bilhões, e a Blue Origin precisará realizar uma 'missão demonstrativa' sem tripulação antes da missão Artemis V. A data dessa demonstração ainda não foi divulgada.
O administrador da Nasa, Bill Nelson, comentou que a parceria com a Blue Origin e outras empresas comerciais e internacionais marca uma 'era de ouro' para os voos espaciais tripulados. Ele afirmou que o investimento conjunto na infraestrutura espacial pavimentará o caminho para futuras missões tripuladas a Marte.
Em comunicado, a Blue Origin expressou entusiasmo e comprometimento em fazer parte dessa jornada ao lado da Nasa. O contrato era muito aguardado pela empresa, que já havia participado sem sucesso de outras licitações, conforme relatado pela agência de notícias Reuters.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine