Nesta quarta-feira (31/5), a União Europeia e os Estados Unidos divulgaram o esboço de um 'código de conduta' conjunto em relação à Inteligência Artificial (IA), que seria adotado voluntariamente. Margrethe Vestager, comissária europeia da Concorrência, e Antony Blinken, secretário de Estado americano, anunciaram a iniciativa em uma conferência de imprensa.
Nas próximas semanas, o rascunho do código de conduta sobre IA será apresentado oficialmente. A intenção, conforme afirmou Blinken, é 'criar códigos de conduta voluntários disponíveis para todos os países com ideias semelhantes', especialmente no momento em que as potências ocidentais estão preocupadas com a possibilidade de a China assumir a liderança na regulamentação da IA.
O plano é ter uma proposta final 'muito, muito em breve', que as empresas do setor, incluindo gigantes americanas como Microsoft, Meta e Google, 'possam aderir voluntariamente', explicou Vestager.
O fundador do ChatGPT, Sam Altman, esteve presente na discussão, que foi um dos principais assuntos abordados durante uma reunião do Conselho de Comércio e Tecnologia (CCT) em Luleå, no norte da Suécia. O CCT foi estabelecido em 2021 entre os 27 países-membros da UE e os Estados Unidos com o objetivo de superar as disputas comerciais ocorridas durante a presidência de Donald Trump.
Em uma declaração conjunta, EUA e UE expressaram a visão compartilhada de que as tecnologias de Inteligência Artificial oferecem grandes oportunidades, mas também trazem riscos para suas sociedades.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine