Na sexta-feira (9/6), o CEO da rede social Reddit fez uma postagem sobre mudanças de regras no acesso de API do site. Para os desenvolvedores de softwares e moderadores voluntários, a nova medida é perturbadora e, por isso, 96% das comunidades foram provisoriamente fechadas.
Na publicação, o CEO Steve, também conhecido pelo usuário ‘spez’, disse que nas condições de petições de dados atuais por aplicativos terceiros, o Reddit não conseguiria se manter como um negócio autossustentável. “Não podemos mais subsidiar entidades comerciais que requerem o uso de dados em larga-escala”, diz Steve em um trecho da postagem. Steve também deixou claro as alterações quanto aos termos de serviço e aos valores de uso de dados a partir de 19/6 e 1/7.
O post de Steve mostra que 90% dos aplicativos terciários cairiam na categoria de uso gratuito e que o custo do uso de dados pelos chamados ‘Premium’ seria de US$ 0,24 por mil chamadas de API. O que na estimativa do CEO seria convertido em US$ 1,00 por usuário por mês.
Aplicativos como ‘Apollo’, ‘Reddit is Fun’ e ‘Sync’ declararam que não vão poder funcionar sob essas taxas e fecharão antes do preço entrar em vigor.
As mudanças não foram bem vistas pelos usuários e os moderadores voluntários passaram a privar os subreddits do protesto, a partir do domingo (11/6), com uma postagem em fundo preto com o texto “Reddit está matando os aplicativos terciários (e a si mesmo). Algumas já estão fora do ar há 24 horas, sem previsão de retorno. O canal ‘LiveStream Events’, do YouTube, está monitorando ao vivo número de comunidades em protesto.
O desenvolvedor do aplicativo ‘Apollo’, Christian, agradeceu a todo o suporte recebido “Realmente significa muito. Tivei muitas dificuldades essa semana e o calor das pessoas foi honestamente um cobertor [...] Não existe comunidade melhor na internet, e se isso for o nosso fim, foi um prazer absoluto”
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine