A foto de um casal de moscas (Eutolmus rufibarbis) acasalando, intitulada It Takes Two (São necessários dois), de autorida de Pete Burford, de Shrewsbury, no Reino Unido, foi a vencedora geral do concurso de fotografia Insect Week, da Royal Entomological Society.
A competição amadora anual recebeu mais de 700 registros de 34 países — e um total de 24 imagens foram premiadas.
Burford começou a se aventurar no mundo da macrofotografia durante o lockdown imposto pela pandemia de covid-19 e publica seu trabalho no Instagram e no TikTok.
Gustav Parenmark, de 16 anos, da Suécia, venceu a categoria sub-18 com a foto de uma libelinha de cauda azul, intitulada Fresh Out Of The Shower.
- Leia: A imagem feita por inteligência artificial que enganou jurados de um grande prêmio de fotografia
"A cada ano, este concurso fica mais difícil de julgar, porque o padrão da fotografia amadora de insetos segue se aprimorando", disse Tim Cockerill, professor da Universidade de Falmouth, no Reino Unido, que é o juiz principal da competição.
"O interesse pelos insetos, em toda a sua glória fascinante, está aumentando à medida que começamos a entender melhor o papel que os insetos desempenham em nossas vidas e o papel que os humanos devem desempenhar nas deles."
A foto de uma mariposa-esfinge-colibri, capturada por Marc Brouwer, ficou em segundo lugar na categoria acima de 18 anos.
Organizada pela Royal Entomological Society, a Insect Week acontece de 19 a 25 de junho. As inscrições para a próxima edição do concurso já estão abertas — os detalhes estão no site da competição.
A seguir, estão algumas fotos que chamaram a atenção dos jurados.
*Para comentar, faça seu login ou assine