Jornal Estado de Minas

Passagens de ônibus on-line


O número de brasileiros que compram passagens de ônibus pela internet vem aumentando no país. De acordo com a 4ª edição do estudo e-Rodoviário ClickBus, referente a 2017, o crescimento das vendas on-line de passagens terrestres representa atualmente 6% do total rodoviário, que alcança cerca de R$ 1 bilhão. A expectativa é de que em 2018 a representatividade do on-line chegue no mínimo a 7%. No ano passado, o e-rodoviário comercializou 9,7 milhões de passagens, registrando aumento de 20% quando comparado a 2016.

Dez feriados nacionais prolongados em 2017, dos quais cinco no segundo semestre, e o aumento da tecnologia explicam esse crescimento. Como o transporte terrestre atende aproximadamente 70% dos municípios do país, muitas pessoas estão optando por viajar de ônibus. O feriado de réveillon foi o que mais se destacou, com aumento de 562% nas vendas on-line de passagens e ônibus, seguido pelo feriado de Natal, com crescimento de 455% e, em terceiro lugar, o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, com aumento de 367%.

PERFIL JOVEM De acordo com os dados divulgados, o mercado on-line rodoviário é composto, principalmente, por pessoas entre 18 e 34 anos. Normalmente, esse público opta por viajar sozinho, a lazer, e, geralmente, compra apenas a passagem de ida três dias antes do embarque. No geral, o principal motivo das viagens é visitar a família.

Além disso, grande parte dos passageiros viaja apenas uma vez ao ano. Outro fator constatado pelo estudo é que as mulheres têm uma grande adesão ao mercado on-line, com representatividade de 60%.

O estudo constatou que, cada vez mais, está ocorrendo uma migração para a compra de passagens via mobile. Segundo estudo realizado pelo Relatório Webshoppers 36ª Edição, a representatividade de vendas em dispositivos móveis é de, aproximadamente, 25%, enquanto a dos passageiros e-rodoviário é de 41%.

* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram.