Jornal Estado de Minas

Belezas e variedades da Reserva do Paiva



O Nordeste do Brasil é cercado de lugares paradisíacos. Alguns são explorados constantemente pela população brasileira e turistas estrangeiros. Outros, no entanto, estão longe do conhecimento da grande maioria. E é de um deles que vamos falar agora: a Reserva do Paiva, situada no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, um local de praias fantásticas e ótimas opções rápidas de turismo.


A Reserva do Paiva é um dos maiores empreendimentos imobiliários do país. O bairro planejado foi construído em 2007, em investimento feito pela tradicional família Brennand, e fica a cerca de 15 quilômetros ao sul da capital, Recife. A localização é um dos principais pontos da região, que fica perto do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre e do Complexo Industrial e Portuário de Suape. Se seguirmos ao sul, encontraremos Porto de Galinhas (cerca de 40 quilômetros).


O local é cercado por 127 hectares de mata preservada. São 8,5 quilômetros de praia e 4 quilômetros de rios.

Formado por várias mansões, o lugar abriga também uma grande rede hoteleira, que tem como principal nome o Sheraton Reserva do Paiva. Nele, podemos encontrar o restaurante Reserva, comandado pelos chefs Fernando Fonseca e Vinícius Cravo.


Ao chegar na Reserva do Paiva, além de curtir as maravilhas do local (a Praia do Paiva não é indicada para banho por causa das fortes correntezas), o turista tem duas opções: seguir ao norte, na direção de Recife, para conhecer pontos turísticos da capital pernambucana, e ao sul, onde terá o privilégio de ver belas paisagens e aproveitar para dar uma refrescada sob o forte sol que ilumina o Nordeste.


Em Recife, o turista pode optar por conhecer o Centro Histórico da capital. O passeio ideal para isso é feito pela Catamaran Tours, que percorre as águas do Rio Capibaribe e passa por três ilhas da região central (Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista). Durante o city tour, o visitante aprecia paisagens como o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, a Praça do Marco Zero, o Paço Alfândega, entre outros. Um guia fica à disposição na jangada para falar sobre os locais avistados.
Ainda na capital, mais precisamente na região do Marco Zero, está instalado o Cais do Sertão, um museu que fala sobre cultura e histórias do povo sertanejo do Brasil. O local faz parte do projeto Porto Novo Recife, que transforma antigos armazéns portuários em polos de turismo.


E não para por aí! Para quem gosta do turismo histórico, Recife ainda apresenta o Paço do Frevo, um museu que conta toda a história da dança e música do frevo.

.