Jornal Estado de Minas

FRIO E ROMANTISMO NO SUL DE MINAS


Imagine um friozinho de 8,8°C. Pois é! No Sul de Minas, a temperatura foi a menor registrada em Minas Gerais em 2019, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para os amantes das temperaturas baixas, Camanducaia é um destino indispensável para desfrutar do frio e do clima de romantismo causado pela sensação térmica.
O município, com mais de 150 anos de emancipação, está localizado a 1,6 mil metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, bem na divisa com São Paulo e a 454 quilômetros de Belo Horizonte. O turismo de inverno e os amantes da cultura europeia se esbaldam no local. A cidade reserva atrativos naturais e históricos para descobrir e se encantar.
O circuito gastronômico da cidade e seus distritos é bem eclético. Os restaurantes e bistrôs oferecem desde a mais tradicional comida mineira até pratos da culinária internacional, como a cozinha italiana e francesa. Opção é o que não falta para o paladar. Inclusive com alimentos da região que dão um toque mais local aos pratos, muitas vezes, sofisticados.
Para quem gosta de visitar lugares especiais há uma cervejaria artesanal na cidade em que é possível vistar os processos de fabricação e o ponto alto da visita: provar a bebida, que é a queridinha nacional.

Existem também chocolaterias, alambiques, fazendas históricas da região e cachoeiras – perfeitas para a prática de esportes de aventura.
A cidade abriga o mais alto aeroporto do Brasil, que fica a 1,6 mil metros de altitude. Do local é possível ver todos os picos de Monte Verde, distrito da cidade, através do mirante.

A cidade reserva
diversos atrativos
naturais e históricos
que encantam o turista

.