Um dos principais destinos do litoral baiano, Sauípe integra a chamada Costa dos Coqueiros, na Região Norte da Bahia, e recebe, durante todo ano, turistas de todo o mundo. O complexo é cercado por coqueirais, mata atlântica e praias encantadoras, que parecem ter-se unidos propositalmente só para dar mais charme ao lugar. Há pouco mais de 75 quilômetros de Salvador, na Bahia, em uma área de mais de 176 hectares, em meio à natureza exuberante de Mata de São João, o complexo hoteleiro é o maior da América do Sul. Uma dose extra de disposição precisa ser acrescentada na bagagem, devido às inúmeras atrações.
E não é que, logo à primeira vista, a gente se encanta? Da sacada da recepção, o hóspede já pode ter uma ideia do que o espera para os próximos dias. Por entre coqueirais que formam uma barreira natural entre o hotel e a praia é possível se deslumbrar com uma vista maravilhosa do oceano. As ondas calmas e serenas dão as boas-vindas aos convidados que acabam de chegar. Algo simplesmente incrível.
Ao longo da orla da praia, espreguiçadeiras, guarda-sóis e duchas com água doce para banho estão à disposição dos hóspedes. Não há como não parar e relaxar. Sem contar que na maré baixa as crianças podem aproveitar as diversas piscinas naturais – enquanto os pais colocam a prosa em dia. Além disso, tem o serviço (pontos) de entrega de toalhas e áreas de vendas de produtos alimentícios e bebidas, o que dá mais conforto. Depois de toda curtição é só aguardar a atração do fim de tarde. Que fica por conta do astro-rei – “sentar” entre os coqueiros e ficar apreciando o sol se pôr é algo simplesmente encantador, sem exagero algum.
Grandioso complexo hoteleiro
O Costa do Sauípe conta com uma megaestrutura de 1.564 apartamentos que atendem desde pessoas de gostos simples, até o mais requintado. O serviço all inclusive é oferecido em todas as opções de resorts. Tanto para quem escolha se hospedar no mais requintado, como o Sauípe Premium quanto no Sauípe Resorts (Ala Terra, Ala Água, Ala Mar e Ala Sol).
Já para os que desejam pagar menos e acham que luxo não é o mais importante, o Sauípe Pousadas pode surpreender os visitantes. Com uma proposta mais simples de estada, as pousadinhas tem suas charmosas construções inspiradas nas histórias de Jorge Amado, dando à Vila Nova da Praia um aspecto genuinamente baiano. É o caso das pousadas Agreste, Gabriela, Pelourinho, Carnaval e Torre. Cada qual, com suas características. Como se não bastasse, uma pequena capela, a Nossa Senhora dos Prazeres, completa a arquitetura do conjunto. A beleza é tanta que a gente perderia horas admirando os mínimos detalhes daquele vilarejo, esquecendo de explorar os demais lugares.
Como se não bastassem as belezas vistas até então, o lugar ainda dispõe de outras 7 áreas exclusivas de lazer – como náutica, tênis, spa, e conta também com uma arena de mais de 5 mil metros quadrados de área construída, o maior espaço de eventos dentro de um resort no Brasil, com capacidade para mais de 6 mil pessoas no auditório. Um convite para curtir momentos de lazer, esportes, entretenimento e cultura, tudo voltado para a família.
Turminha da Zooeira
Detentora dos complexos turísticos Rio Quente e Costa do Sauípe, a Aviva, que conta com uma programação especial de lazer durante o ano inteiro, incrementou ainda mais suas atrações. Durante nossa estada, apresentou a Turminha da Zooeira. Uma galerinha de personagens antes do cerrado, que agora deu lugar também a personagens do litoral. Uma conexão entre animais da terra, da água e do mar composta por uma arara, uma onça, um lobo guará, uma tartaruga, um tucano e uma baleia. Juntos, eles são responsáveis por animar e divertir a criançada que visita o resort. A ideia do projeto é aproximar as crianças da natureza e chamar a atenção para o meio ambiente através de brincadeiras lúdicas de conscientização.
Hora de matar a fome
Uma esticada até a Vila Nova da Praia para curtir as atrações culturais do lugar é uma boa opção. Lá, tanto os hóspedes dos resorts quanto das pousadas se encontram para apreciar a culinária nordestina, ou até mesmo degustar uma cervejinha. As lojas, todas bem decoradas, chamam a atenção dos transeuntes que, admirados com a beleza dos trabalhos artesanais, disputam cada objeto na intenção de guardar uma lembrança da vila.
Mas, se você gosta mesmo é de agito, se prepara! O coreto vira palco para banda local e, embalada por sucessos de axé, forró, baião e outros mais, faz turistas de todos cantos tentarem alguns passos, alguns bem ensaiados, outros nem tanto assim. Contudo, é uma cena contagiante, um convite a qualquer um que esteja tão próximo daquele cenário a levantar a poeira do chão. Sem esquecer a criançada, um parque e um circo com várias apresentações diárias ajudam a completar a diversão no lugar.
Visitar a Bahia e não falar da gastronomia é praticamente impossível. Com dois restaurantes recém-inaugurados, o Benditos Frutos e Baêa dão um requinte a mais ao complexo Costa do Sauípe. Ambos muito bem decorados e com pratos deliciosos. Com propostas distintas, ambos oferecem em seu cardápio pratos bastante conhecidos nacionalmente, como por exemplo: prato Morro de São Paulo, do Restaurante Benditos Frutos (moqueca de frutos do mar com surubim, mexilhão, camarão, polvo e lula). Já no Restaurante Baêa, o prato Feira de Santana é a sensação do local (rabada feita com agrião e acompanhada de pirão e arroz branco). (EF)
O repórter viajou a convite do Costa do Sauípe Resorts