Clovelino Maia
Texto e fotos
Lapinha da Serra, distrito situado na parte inferior do Pico da Lapinha, a 140 quilômetros de Belo Horizonte e 12 quilômetros (estrada de terra) do município de Santana do Riacho, oferece aos turistas paz e desconexão com o mundo exterior (sinais de telefone e internet não chegam lá) e o faz se conectar com o lugar de forma espetacular. Essa paz só é quebrada pelos festejos religiosos locais, como o Dia de São Sebastião e a festa de Nossa Senhora Aparecida (ambas com bastante procura). De fato, o tempo não passa nesse paraíso natural; o relógio não parece ser um item importante para os moradores locais, e isso é refletido nos turistas que lá chegam procurando harmonia e introspecção.
Socializar com habitantes e turistas é uma das muitas formas saudáveis de se desprender de paradigmas do dia a dia (correrias e inquietudes), descobrindo novos horizontes e culturas e, quem sabe, uma nova foma de viver, seja só ou com aquela pessoa que acabara de conhecer. Há diversos locais para hospedagem com preços variados. Além disso, aventuras dão o tom da cercania, com várias cachoeiras, rios e trilhas para serem explorados e, ao mesmo tempo, contemplar a exuberante natureza.
Além da Lapinha da Serra, Minas Gerais oferece oferece diversas opções para quem valoriza os destinos ecológicos e cheios de história, sendo considerado o principal destino histórico e de natureza do país. Saiba mais sobre os destinos em Minas Gerais.
Rio Parauninha fica localizado próximo ao Centro do vilarejo
Pico da Lapinha é o segundo mais alto da Serra do Cipó, com 1,6 mil metros
Capela de São Sebastião, padroeiro de Lapinha da Serra
Morador do distrito descansa calmamente
na cidade, onde o tempo parece não passar
Cruzeiro em frente da igrejinha que fica no Centro. Ao fundo, bares e restaurantes