A culinária é um capítulo à parte. Para os amantes de peixes e frutos do mar, a região oferece pratos típicos e a possibilidade de comprar o pescado e pedir para ser preparado na hora no Mercado de Peixes (Fish Market) de Bergen. Ao lado, funciona diariamente uma feira livre, com produtos frescos e orgânicos (de caviar, caranguejos até frutas típicas).
Há também muitas opções para quem gosta de carnes e massas. Na região portuária existem muitos restaurantes bons, pubs, lojas de suvenires e de conveniência, onde é muito mais barato comprar um sanduíche para quem não está disposto a gastar muito com alimentação. Na Noruega é tudo muito caro.
Como a maior parte das atrações de Bergen fica na região portuária, vale a pena caminhar pelas ruas e descobrir o que a cidade oferece. Não deixe de conhecer o Magic IceBar, um típico bar de gelo. Para entrar, é necessário colocar luvas e um grosso casaco, oferecidos na entrada. Dentro, as mesas, os bancos forrados com peles e os copos são esculpidos em gelo e a temperatura fica abaixo de cinco graus negativos. O ingresso custa 195 NOK (R$ 88,30) com direito a um drinque, mas com a opção de pagar um pouco mais e consumir mais drinques. Na parte externa também há uma loja de suvenires.
E para quem gosta, o passeio pelo aquário é uma história de preservação e cuidado com a natureza. Além de várias espécies da fauna e da flora da região, há material didático espalhado para mostrar o impacto negativo de plásticos e lixos em geral jogados ao mar e que comprometem a vida marinha.
.