Gramado, na Serra Gaúcha, é charmosa, bonita e acolhedora, com suas araucárias, pinheiros, o encantamento dos lagos, conforto, organização, segurança, excelência no atendimento e hospitalidade, que visam incrementar a principal fonte de renda – o turismo. A cidade mescla ares da colonização alemã, italiana e portuguesa.
A cidade do Rio Grande do Sul é, sem dúvida, um dos maiores destinos turísticos do Sul do país e um dos mais importantes do Brasil. São riquezas naturais exuberantes, aconchego, diversões e atrativos dia e noite, aventuras e contemplação que tornam a cidade propícia para um romance e destino para celebrar a vida.
Esses traços são percebidos nas fachadas das construções e na fina gastronomia, com seus restaurantes requintados que servem pratos internacionais, tradicionais e os contemporâneos, as tentadoras casas de café colonial, casas de fondue, galeterias, parques e praças sempre bem conservadas, além do esmero nas decorações do comércio.
O Centro de Gramado é uma atração a cada esquina. Andando pelas movimentadas ruas, ao chegar nos cruzamentos o pedestre tem a preferência de travessia na faixa, mesmo sem sinal luminoso, o que dá as boas- vindas ao turista.
O comércio é intenso, diverso e interessante. São lojas de artigos de couro e lã, chocolates e mais chocolates artesanais, cafés sempre movimentados e lojas de suvenires e artigos típicos. A Rua Direita exige uma parada obrigatória, pois abriga uma concentração de tudo que é bom para agradar ao paladar e aos olhos. Restaurantes, bares, choperias, cafés, tudo muito bem decorado, com cadeiras que recebem no encosto até mesmo cobertura de lã e aquecedores ambientes para manter o ambiente em temperaturas amenas.
A ampla rede hoteleira oferta categorias cinco estrelas e outros padrões, disponibilizando mais de 10 mil leitos, além de pousadas com clima romântico e verdes exuberantes espalhadas por Gramado para acolher o turista. Somente a Rede Laghetto inaugurou no mês de agosto, na famosa Av. Borges de Medeiros, 1.518, sua décima unidade na cidade, num total de 18 em âmbito nacional. São 49 apartamentos espaçosos de 20 metros quadrados, a sete mi- nutos caminhando do Lago Joaquina Rita Bier, onde tradicionalmente é encenada uma das principais atrações do Natal Luz.
.