» Jardim do Amor
Avenida das Hortênsias, 765, Centro de Gramado
Este é mais um cenário montado em Gramado. O Jardim do Amor incorpora-se às duas capelas românticas e intimistas inspiradas nas famosas capelas de Las Vegas, ricas em detalhes e do lado de fora uma carruagem estilo Cinderela, paisagismo com variadas flores coloridas, com inspiração nos ares das belas paisagens da Toscana, como num filme encantado. Ao som de serenata durante o percurso, os casais apaixonados podem vivenciar um casamento nos moldes hollywoodianos com atores e cenários temáticos. Pode até ser de brincadeirinha, mas quem quiser levar a sério, a casa oferece vários pacotes com direito a certificado, alianças, os trajes especiais, cenário, e tudo que a imaginação e o amor permitirem para a celebração matrimonial ou na renovação dos votos de amor.
» Geo Museu
Avenida das Hortênsias, 5.905, próximo do limite com Canela
Visando oferecer novos atrativos para quem visita Gramado, foi inaugurado em abril deste ano o Geo Museu. Um amplo prédio de 3 mil metros quadrados que sucede ao Museu Gramado de Pedras Preciosas, fundado em 2008. No Geo Museu, a natureza exibe as suas belas artes através dos minerais, gemas e fósseis, numa viagem através da história natural da Terra.
Pedras do mundo inteiro compõem o acervo, vindas da Índia, Uruguai, Paquistão e Indonésia, além de exemplares como ágatas, ametistas, geodos e opalas e outros obtidos em estados brasileiros como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.Entre as mais fotografadas está uma ametista com quatro metros de altura e pesando mais de seis toneladas, que levou cerca de 130 milhões de anos para se formar, destacando-se a sua cor púrpura e um conjunto de características apreciadas pelos colecionadores.A nova atração turística de Gramado tem capacidade de receber até 3 mil pessoas por dia, com ingressos custando R$12 para pessoas da melhor idade, estudantes, portadores de necessidades especiais e jovens com ID social e R$ 24 (inteira). O espaço funciona de segunda a segunda, das 8h30 às 18h.
» Museu do Festival do Cinema
Avenida Borges de Medeiros, 2.659, ao lado do Palácio dos Festivais e da Igreja São Pedro
Celebrando a sétima arte, o espaço conta um pouco da trajetória do cinema, com mais de 40 anos de história e grandes nomes nacionais e latinos. São projeções, totens que interagem com o público, jogos interativos, minicinema, e na saída você faz uma selfie com celebridades.
» Praça das Etnias
Ao lado da rodoviária da cidade
É uma pracinha mais que bonitinha, charmosa, encantadora, com seus jardins floridos e casa de artesanato. Uma homenagem às três culturas que ajudaram colonizar Gramado: italiana, alemã e portuguesa.O que chama a atenção é que logo nas primeiras horas do dia o cheirinho de coisa boa no ar se mistura à névoa em dias frios e conduz o turista à casa do colono, onde são preparadas quitandas, bolos, comidas típicas e as maravilhosas cucas assadas no forno a lenha pelos próprios colonos.
* O repórter viajou a convite do Gramadotur
GASTRONOMIA
» Olivas de Gramado
Localizado espetacularmente em cima de um cânion, rodeado de mata atlântica e com solo permeado de cristais que emanam energia e boas vibrações. Reúne no mesmo espaço o melhor da culinária típica dos imigrantes, fazendinha de minianimais, trilhas na natureza e mais de 10 mil oliveiras de seis variedades que deram origem ao primeiro azeite da Serra Gaúcha.
» Casa Aveiro
Dos mais badalados restaurantes de Gramado. Quem está à frente do empreendimento é Kátia Aveiro, irmã do craque Cristiano Ronaldo. Kátia trouxe as receitas da mãe, dona Dolores, diretamente de Portugal para Gramado. A casa é linda, requintada, a comida deliciosa. Toda a decoração do estabelecimento remete ao craque. Detalhe para um mural de azulejos portugueses que retrata a imagem da família Aveiro, entre eles Cristiano Ronaldo, eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa.
Onde se hospedar
» Hotel Laghetto Allegro Fratello