Jornal Estado de Minas

Carnaval zen

Odeia o carnaval? Confira os refúgios de sossego para fugir da folia

Nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra - Foto: Lola Fritsche/Divulgação

Para quem quer fugir do carnaval, do estresse do trânsito caótico dos centros urbanos, do barulho ensurdecedor dos trios elétricos, do vaivém de gente fantasiada, ensandecida e embriagada, a busca por destinos rumo ao interior de Minas é uma dica perfeita. Lá, no meio do nada, do verde e da mata, a vibe é outra, e o prazer é pleno
 

Na mata densa de uma localidade próxima à capital mineira só se ouvem os sons dos pássaros, do vento entre as folhagens das árvores e, ao longe, a melodia das águas de um córrego ou cachoeira. Nesse local, a conexão é somente com a natureza. Smartphones e tablets ficam off-line. Minas Gerais é assim, entre montanhas, vales, rios e cachoeiras, uma variedade de destinos para amantes do ecoturismo com roteiros que incluem aventura, boa comida feita em fogão a lenha, muita prosa e calmaria. 
 
Baía do Sancho, em Fernando de Noronha - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press 

Nesta edição, preparada para aquelas pessoas que não suportam o carnaval, vamos dar dicas de destinos “imunes” à febre da confusão, da bagunça e do agito. Em três regiões distintas do estado de Minas Gerais, mostraremos como ter sossego longe de qualquer tormenta. Iniciamos a jornada rumo à tranquilidade do Parque Natural do Caraça, na Serra do Espinhaço. No alto da Serra da Mantiqueira, visitamos Monte Verde, um dos destinos mais acolhedores do mundo. E fechando as dicas em Minas, mergulhamos nas cachoeiras de Delfinópolis, na Serra da Canastra. Por fim, listaremos cidades no Brasil para fugir do carnaval.
 
.