Jornal Estado de Minas
ACOLHEDORA

Minas Gerais abriga três das 10 regiões mais acolhedoras do país

Depois de entrar na lista dos 10 destinos mais acolhedores do Brasil, Minas Gerais conquista ainda mais os corações dos viajantes e amplia o reconhecimento pela sua boa hospitalidade. De acordo com a premiação Travellers Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking.com, o estado abriga três das 10 regiões mais acolhedoras do país.

De acordo com a lista divulgada pela Booking.com (o mesmo que concedeu o título anterior, único brasileiro a fazer parte), Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já o distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto, na Região Central, se encontra na sétima posição. E ainda tem, em 10º lugar, a Serra do Cipó, também na Região Central de Minas.

Monte Verde, distrito de Camanducaia

População: 4.132 habitantes (Censo 2010)
Atrações:
  • Festival de Inverno de Monte Verde, com espetáculos culturais de teatro, dança, música e circo
  • Avenida Monte Verde, a principal onde concentra os restaurantes, lojas e serviços
  • Passeios de jeep
  • Trilha no parque Verner Grinberg (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Trilha do Platô e Pico do Selado)
  • Mirante do aeroporto, o aeroporto de Monte Verde é considerado o mais alto do Brasil, fica a 1600 metros de altitude.
Distância de BH: 484km 
Como chegar: De BH, o acesso é pela Rodovia Fernão Dias, BR-381, com os 30km finais (da sede do município ao distrito) em estrada íngreme. 



Lavras Novas, distrito de Ouro Preto

População: 1.526 habitantes (Censo 2010)
Atrações:
  • Cachoeira dos Namorados, dos Três Pingos, do Rapel
  • Represa do Custódio
  • Parque do Itacolomi
  • Trem da Vale (que faz o passeio entre Ouro Preto e Mariana e passa pelo distrito)
Distância de BH: 120km
Como chegar: A partir de Belo Horizonte, pela BR-040, entrar no trevo que indica a cidade de Ouro Preto. No km 95, entrar no trevo que indica a cidade de Mariana. Descendo a serra, passar por um trilho de trem e virar a direita, no trevo de Saramenha, depois do primeiro quebra-molas que fica em frente à Alcan. Seguir em frente até chegar na estrada asfaltada (Estrada Real). Após dois entroncamentos, virar à esquerda.


Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho

População: 1 941 habitantes (Censo 2010)
Atrações:
  • Parque Nacional da Serra do Cipó
  • Cachoeira Grande, da Farofa, do Véu da Noiva, do Tomé, de Baixo, do Gavião, da Braúna, do Riachinho, da Capivara, das Andorinhas
  • Cânion dos Confins
  • Juquinha
  • Cachoeira 
  • Travessão
Distância de BH: 97,2km
Distância do aeroporto de Confins: 75,2km
Como chegar: MG-010, que passa pelo distrito e o liga a Belo Horizonte

Em nota divulgada nesta segunda-feira (08/02), o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, afirmou que se trata de mais um reconhecimento da hospitalidade mineira como uma potencialidade turística de Minas.
Para ele, o resultado também reflete a consolidação das políticas públicas de Turismo no estado, “como o programa Minas Recebe, que estimula a profissionalização do segmento; e a preocupação com a retomada gradual e segura do setor, com os desdobramentos do Minas para Minas e a promoção da segurança sanitária em toda a cadeira produtiva do turismo”.


Viagem Segura

Conforme a Secult, Minas Gerais, destino que foi habilitado a usar o selo “Viagem Segura”, do Conselho Mundial de Viagens de Turismo, soma também mais de 11 mil registros ativos no Cadastur e mais de 2,3 mil selos “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo.

 

São números significativos para o retorno das atividades de um dos setores essenciais para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. “Temos patrimônio histórico, a cozinha mineira, exuberantes paisagens naturais e culturais, estâncias hidrominerais e complexo de lagos, circuitos urbanos, rurais de aventura, e todas estes são potencializados por aquilo que só nosso estado possui e Guimarães Rosa traduziu muito bem: a mineiridade. Os mineiros sabem acolher e transformar uma viagem pelo nosso estado em uma memória afetiva, não só nas três localidades apontadas pela premiação, mas em qualquer um dos 853 municípios de Minas Gerais. A premiação chega em um momento importante, em que segmentos do Turismo e da Cultura estão autorizados, pelo Plano Minas Consciente, a retomar suas atividades de forma gradual e segura, seguindo protocolos necessários”, ressaltou o secretário.


Em breve a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) dará início à segunda fase do programa de reposicionamento e promoção de Minas Gerais como destino turístico: por meio de parcerias com a empresa CVC e de convênios com o Ministério do Turismo, a etapa “Minas para o Brasil” terá ênfase na projeção nacional do estado como destino atrativo e seguro, trabalhando as tendências do mercado do turismo de forma estratégica dentro das potencialidades de nosso território, para que mais brasileiros conheçam e tenham vontade de continuar descobrindo Minas Gerais.

Para conferir a lista completa da premiação Travellers Review Awards 2021, da Booking.com, clique AQUI.
.