Depois de entrar na lista dos 10 destinos mais acolhedores do Brasil, Minas Gerais conquista ainda mais os corações dos viajantes e amplia o reconhecimento pela sua boa hospitalidade. De acordo com a premiação Travellers Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking.com, o estado abriga três das 10 regiões mais acolhedoras do país.
De acordo com a lista divulgada pela Booking.com (o mesmo que concedeu o título anterior, único brasileiro a fazer parte), Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já o distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto, na Região Central, se encontra na sétima posição. E ainda tem, em 10º lugar, a Serra do Cipó, também na Região Central de Minas.
Monte Verde, distrito de Camanducaia
População: 4.132 habitantes (Censo 2010)
Atrações: - Festival de Inverno de Monte Verde, com espetáculos culturais de teatro, dança, música e circo
- Avenida Monte Verde, a principal onde concentra os restaurantes, lojas e serviços
- Passeios de jeep
- Trilha no parque Verner Grinberg (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Trilha do Platô e Pico do Selado)
- Mirante do aeroporto, o aeroporto de Monte Verde é considerado o mais alto do Brasil, fica a 1600 metros de altitude.
Distância de BH: 484km
Como chegar: De BH, o acesso é pela Rodovia Fernão Dias, BR-381, com os 30km finais (da sede do município ao distrito) em estrada íngreme.
Lavras Novas, distrito de Ouro Preto
População: 1.526 habitantes (Censo 2010)
Atrações:- Cachoeira dos Namorados, dos Três Pingos, do Rapel
- Represa do Custódio
- Parque do Itacolomi
- Trem da Vale (que faz o passeio entre Ouro Preto e Mariana e passa pelo distrito)
Distância de BH: 120km
Como chegar: A partir de Belo Horizonte, pela BR-040, entrar no trevo que indica a cidade de Ouro Preto. No km 95, entrar no trevo que indica a cidade de Mariana. Descendo a serra, passar por um trilho de trem e virar a direita, no trevo de Saramenha, depois do primeiro quebra-molas que fica em frente à Alcan. Seguir em frente até chegar na estrada asfaltada (Estrada Real). Após dois entroncamentos, virar à esquerda.
Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho
População: 1 941 habitantes (Censo 2010)
Atrações:- Parque Nacional da Serra do Cipó
- Cachoeira Grande, da Farofa, do Véu da Noiva, do Tomé, de Baixo, do Gavião, da Braúna, do Riachinho, da Capivara, das Andorinhas
- Cânion dos Confins
- Juquinha
- Cachoeira
- Travessão
Distância de BH: 97,2km
Distância do aeroporto de Confins: 75,2km
Como chegar: MG-010, que passa pelo distrito e o liga a Belo Horizonte
Em nota divulgada nesta segunda-feira (08/02), o secretário de
Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, afirmou que se trata de mais um reconhecimento da hospitalidade mineira como uma potencialidade turística de
Minas.
Para ele, o resultado também reflete a consolidação das políticas públicas de Turismo no estado, “como o programa Minas Recebe, que estimula a profissionalização do segmento; e a preocupação com a retomada gradual e segura do setor, com os desdobramentos do Minas para Minas e a promoção da segurança sanitária em toda a cadeira produtiva do turismo”.
Viagem Segura
Conforme a Secult, Minas Gerais, destino que foi habilitado a usar o selo “Viagem Segura”, do Conselho Mundial de Viagens de Turismo, soma também mais de 11 mil registros ativos no Cadastur e mais de 2,3 mil selos “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo.
São números significativos para o retorno das atividades de um dos setores essenciais para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. “Temos patrimônio histórico, a cozinha mineira, exuberantes paisagens naturais e culturais, estâncias hidrominerais e complexo de lagos, circuitos urbanos, rurais de aventura, e todas estes são potencializados por aquilo que só nosso estado possui e Guimarães Rosa traduziu muito bem: a mineiridade. Os mineiros sabem acolher e transformar uma viagem pelo nosso estado em uma memória afetiva, não só nas três localidades apontadas pela premiação, mas em qualquer um dos 853 municípios de Minas Gerais. A premiação chega em um momento importante, em que segmentos do Turismo e da Cultura estão autorizados, pelo Plano Minas Consciente, a retomar suas atividades de forma gradual e segura, seguindo protocolos necessários”, ressaltou o secretário.
Em breve a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) dará início à segunda fase do programa de reposicionamento e promoção de Minas Gerais como destino turístico: por meio de parcerias com a empresa CVC e de convênios com o Ministério do Turismo, a etapa
“Minas para o Brasil” terá ênfase na projeção nacional do estado como destino atrativo e seguro, trabalhando as tendências do mercado do turismo de forma estratégica dentro das potencialidades de nosso território, para que mais brasileiros conheçam e tenham vontade de continuar descobrindo Minas Gerais.
Para conferir a
lista completa da premiação Travellers Review Awards 2021, da Booking.com, clique
AQUI.
.