A Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho, na Região Central do estado, é o décimo destino mais acolhedor do país, segundo a Travellers Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking.com. A notícia agradou em cheio o secretário municipal de Turismo, Lucas Davis, uma vez que o distrito é hoje o maior gerador de emprego e renda na cidade.
“A Serra do Cipó é o que carrega e impulsiona a cidade de Santana do Riacho, visto que não temos indústria e grandes empresas instaladas no município. A gente tem uma dependência enorme do distrito Serra do Cipó para manter economicamente a cidade, que tem um território enorme, mas não tem um grande arrecadador”, analisa Davis.
Leia Mais
Minas Gerais abriga três das 10 regiões mais acolhedoras do país BH está na lista de destino tendência para 2021 do Ministério do TurismoEvento on-line e gratuito vai apresentar roteiros turísticos de BH Travessia da Lapinha ao Tabuleiro: jornada de aventura ecológica em MinasSuperação e adrenalina nas alturas em Minas: vem aí a temporada de escaladaTuristas lotam hotéis de pelo menos 7 destinos de Minas GeraisLavras Novas é apontada como sétimo destino mais acolhedor do BrasilO distrito abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, criado em 1984 e administrado pelo ICM-Bio. Ele recebeu o título de Jardim do Brasil pelo paisagista Burle Marx, com mais 1,7 mil espécies cadastradas. O parque, de uma beleza exuberante, atrai milhares de turistas todos os anos por apresentar uma diversidade de rios, cachoeiras, cânions e cavernas.
“Nós, do Parque Nacional da Serra do Cipó, ficamos muito felizes com o reconhecimento dado à população da nossa região, que acolhe com carinho, respeito e atenção todos os visitantes. Além do carisma nato da população local, contribuem para o reconhecimento dado à região um trabalho sério e profissional. O Parque Nacional tem tomado as medidas básicas e necessárias durante a pandemia para aumentar a segurança dos visitantes, dos servidores e colaboradores, como redução dos horários, do número de visitantes e do número máximo de visitantes por grupo, além das tradicionais medidas de higienização, uso de máscara obrigatório e aumento significativo da frequência de limpeza de banheiros destinados à visitação”, explica Edward Elias Júnior, analista ambiental do parque.
O secretário de Turismo garante que a indicação da Serra do Cipó na premiação vem ao encontro do trabalho realizado na cidade para posicionais o paraíso ecológico no topo do ranking de destinos de natureza do Brasil.
“A gente sabe que esse caminho é longo, mas o resultado dessa premiação só nos motiva a buscar este objetivo”, comemora.