A ligação com o mar é algo natural para os nascidos em Baía Formosa, cidade de 11 mil habitantes no extremo Leste do Rio Grande do Norte. É aí a terra natal do campeão do surfe nas Olimpíadas de Tóquio, Ítalo Ferreira. Desde pequeno, ele se aventura por ali nas ondas, primeiro usando a tampa do isopor, onde o pai armazenava os peixes, como prancha.
Leia Mais
8 lugares na América Latina em lista de 100 imperdíveis da revista TimeEcoturismo poderia gerar quase 1 milhão de empregos, aponta estudo Zico 10 Camp é atração do Club Med Rio das Pedras nas férias de julhoFestival do Peixe reabre temporada de eventos no Centro-Oeste de MinasBaía Formosa está no ranking dos mais belos destinos do litoral nordestino. Emoldurada por uma natureza de tirar o fôlego, a região guarda piscinas naturais e algumas das mais belas praias do país. É em uma das praias, a do Pontal, o reduto de Ítalo Ferreira, paraíso para o surfe e aventureiros em geral, com ondas que são um verdadeiro convite para se jogar no mar.
Pelo mapa, Baía Formosa localiza-se a cerca de 94 quilômetros de Natal e a 110 quilomêtros de distância de João Pessoa. Partindo de Natal, o município está depois de Pipa e Barra do Cunhaú, dois lugares badalados no litoral Sul do Rio Grande do Norte.
Para quem quer apenas relaxar, passear de barco ou de buggy, curtir o pôr do sol com a vista privilegiada de um mirante, ou para quem quer aproveitar as altas ondas da região, em 26 quilômetros de praia Baía Formosa tem opções para todos os gostos. Entre as ofertas de hospedagem, uma diversidade de pousadas, que fazem jus ao ambiente tranquilo e à atmosfera contemplativa da cidade.
A praia que ficou famosa por ser a origem de Ítalo Ferreira no surfe, tem um mar de águas claras, orla de areia branca, belas falésias ao redor, uma porção preservada da Mata Atlântica, além das ondas, é claro, que são um de seus principais atrativos. É comum a disputa de pequenos campeonatos, para os mais experientes ou os novatos. Enfim, o lugar ideal para os entusiastas do surfe.