
Numa terra de ouro e riqueza, Minas Gerais, tão bela e nobre, surge um grupo de almas inquietas que sonhavam com a liberdade. Com Tiradentes à frente, a Inconfidência se ergueu, mas a traição foi presente, e o sonho de liberdade padeceu. Tiradentes foi sacrificado, enforcado em praça pública, mas sua memória viveu, e sua luta é uma lição histórica. Minas Gerais vive os ideais de liberdade e, nesta sexta, 21 de abril, a Inconfidência é lembrada como um marco de coragem e esperança, que inspira gerações, pois, aqui, a Liberdade mora em Minas
As comemorações do Dia da Inconfidência, pela primeira vez, vão conectar Ouro Preto e Tiradentes, duas cidades marcadas pela memória da Inconfidência Mineira. A primeira é reconhecida como o epicentro do movimento de luta pela independência da coroa portuguesa e que teve Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), o padre Carlos Correia de Toledo, o coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes e o coronel José Silvério dos Reis dentre os seus principais integrantes.
Já a cidade de Tiradentes se relaciona com a Inconfidência não apenas pelo nome que homenageia Joaquim José da Silva Xavier. Afinal foi ali, quando ainda era conhecida como Vila de São José, em 1788, que aconteceu uma das primeiras reuniões dos inconfidentes. O encontro foi realizado na casa do Padre Toledo, situada na Rua Direita, e teve o formato de um grande banquete que comemorou o batizado de dois filhos do advogado e escritor Alvarenga Peixoto com Bárbara Heliodora. Tomás Antônio Gonzaga participou da festa com outros convidados, e juntos eles começaram a imaginar o movimento de luta pela liberdade e pela democracia.
Ao visitar as cidades históricas mineiras, o turista se depara com o que há de mais rico nos mais de 300 anos de Minas Gerais, data comemorada em 2020. Percorrendo as ladeiras com piso de pedra, entre casarios coloniais e igrejas barrocas, mergulha-se no passado onde é possível ver o quanto é nobre e bela a identidade arquitetônica regional – expressão cultural de traços marcantes que moldaram a personalidade mineira. Em Minas, respira-se história, patrimônio, arte, diversão, gastronomia, religião, natureza e hospitalidade.
Ao exaltar o passado dessas duas cidades, é possível reviver a importância do território mineiro ao longo do tempo e confirmar a contribuição para o desenvolvimento do país. Marcadas pelo Ciclo do Ouro e pedras preciosas, Tiradentes e Ouro Preto foram importantes territórios políticos, de onde se forjou, a fogo, sangue e bala, a Inconfidência Mineira, com seu principal personagem. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, marcou a história de Minas no levante contra a Coroa Portuguesa.
Diante desse cenário, qual seria o melhor lugar para visitar em Minas, no Dia da Inconfidência: Ouro Preto e Tiradentes? Na dúvida, fique com as duas cidades. Em comum, o casario colonial, as igrejas barrocas, a fé católica, a gastronomia mineira, a cultura diversificada, as belezas naturais no entorno e o rico calendário de eventos e festas, além de fazer parte do Caminho da Estrada Real. Em uma coisa, as duas se divergem: a topografia. Enquanto Ouro Preto, na Região Central de Minas, é admirada por suas ladeiras, Tiradentes, no Campo das Vertentes, é mais plana e fácil de andar, percorrer e contemplar.
Ouro Preto

Com origem que remonta ao final do século 17, a cidade de Ouro Preto ganhou este nome após a Independência do Brasil, quando passou a ser a capital da província de Minas Gerais, título que manteve até o final do século 19.
Ouro Preto tem grande importância histórica para o país, por ter sido um local central na época da Corrida do Ouro, com a extração do metal e pedras preciosas na região. Nos dias atuais, quem viaja ao destino, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, encontra ruas de pedra, casarões coloniais, obras de arte de renomados artistas mineiros, edifícios tombados, igrejas centenárias, museus, entre muitos outros atrativos. Para quem quer se aprofundar na história da cidade, é possível, inclusive, visitar minas de metais preciosos desativadas.
5 lugares imperdíveis em Ouro Preto
Museu da Inconfidência - Localizado na antiga casa da câmara e cadeia de Ouro Preto, o museu apresenta exposições sobre a história da Inconfidência Mineira, um movimento de revolta contra o governo colonial português.
Mina da Passagem - Uma antiga mina de ouro que pode ser visitada por turistas, a Mina da Passagem oferece passeios de barco subterrâneos e vistas impressionantes da cidade.
Praça Tiradentes - Localizada no coração de Ouro Preto, a praça é cercada por importantes edifícios históricos, como a igreja matriz de Nossa Senhora do Pilar e a antiga Casa de Câmara e Cadeia.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar - Com sua decoração em ouro, talha e pedra sabão, a igreja é considerada uma das mais belas do Brasil.
Museu Aleijadinho - Dedicado ao famoso escultor barroco, o museu apresenta uma coleção de suas obras e arte sacra.
Tiradentes

A fundação de Tiradentes ocorreu no início do século 18 e sua história também está ligada ao Ciclo do Ouro. Recebeu seu nome atual após a Proclamação da República, em homenagem a um dos líderes da Inconfidência Mineira. Com seu conjunto arquitetônico tombado, é possível apreciar a arquitetura de época nos casarios, igrejas e ruas de pedra do Centro Histórico.
Tiradentes é um destino tranquilo e simpático de serra, que oferece festivais culturais, uma deliciosa gastronomia mineira, boas opções de hospedagem, museus, artesanato e até um passeio de maria-fumaça, que liga a cidade à São João del Rei. Neste feriado, ela terá dois passeios noturnos.
5 motivos para visitar Tiradentes
Igreja Matriz de Santo Antônio - Uma das principais atrações da cidade, a igreja é considerada uma das obras-primas do barroco mineiro.
Chafariz de São José - Um dos principais símbolos de Tiradentes, o chafariz foi construído no século XVIII e é considerado um exemplo da arquitetura colonial.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês - Uma igreja barroca localizada na parte alta da cidade, com uma vista panorâmica de Tiradentes.
Museu de Sant'Ana - Localizado em uma antiga casa colonial, o museu apresenta exposições sobre a história de Tiradentes e da região.
Largo das Forras - Uma praça cercada por casarões coloniais, com restaurantes e lojas de artesanato.
Confira a programação detalhada da Semana da Inconfidência
Ouro Preto:
Dia 21 - Praça Tiradentes
10h Cerimônia Praça Tiradentes
Dia 21 - Casa dos Contos
15h – Exposição Fetiche de Madeira - Cícero Alves dos Santos "O Véio"
Dia 21 - Praça Tiradentes
A Partir de 15h - Intervenções artísticas Passa na Praça que a arte te abraça:
17h - Orquestra de Câmara do Sesc
21h - Show “4 Irmãos”: Flávio Venturini, Cláudio Venturini, Lô Borges e Telo
Borges
Tiradentes: de 21 a 23 de abril
Dia 21 - Sexta-feira
9h - Atos Cívicos – Hasteamento das bandeiras, desfile das escolas municipais, banda do Exército, banda Ramalho, assentimento do Fogo da Liberdade.
13h a 18h - Mineiridade, quitandas na praça e confecção de Artesanatos
21h - Show Quinteto Bravíssimo
23h - Encerramento
Dia 22 - Sábado
13h a 18h - Mineiridade quitandas na praça e confecção de Artesanatos
21h - Show Banda Batukelê
23h - Encerramento
Dia 23 - Domingo
16h - roda de samba da Inconfidência
