Imagine uma construção grandiosa sendo erguida, no meio do nada, com materiais nobres como cristais da Bélgica, mármore italiano e adornos da França, vindo da Europa, em meio à Segunda Guerra Mundial. E como esse material todo foi transportado do porto do Rio de Janeiro ou de Santos até o coração de Minas Gerais, para erguer o Castelo que seria um dos mais icônicos cassinos do Brasil?
Isso realmente ocorreu em 1940. O projeto arquitetônico foi idealizado por Luiz Signorelli, com inspiração nas edificações coloniais da América espanhola, e todo o esboço paisagístico foi feito por Roberto Burle Marx, um dos mais renomados artistas plásticos do país. O castelo possui uma área construída de 45 mil m² e uma fachada de 130 metros de comprimento. Seu interior é decorado com obras de arte, móveis antigos, tapetes persas e lustres de cristal.
O castelo do Grande Hotel de Araxá é uma das construções mais imponentes e belas do Brasil. Localizado no Complexo do Barreiro, um centro turístico com águas termais, bosques e lagos, o castelo foi inaugurado em 1944 e é considerado um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais.
Férias no castelo
Desde dezembro do ano passado, um icônico destino turístico em Minas Gerais, o Grande Hotel Termas de Araxá (MG), oferece uma nova proposta de hospitalidade, voltada ao turismo de bem-estar de alto padrão. Interessados em conhecer esse novo conceito, que oferece aos hóspedes vivências de autocuidado, já podem se programar para as férias de junho e julho – com ou sem crianças.
O Grande Hotel é para quem busca uma hospedagem que cuida do corpo, da mente e da alma, por meio de experiências terapêuticas. Reconhecido há décadas pelas propriedades medicinais do seu solo - de onde nascem as suas termas - é valorizado pelas suas águas medicinais que mostram seu poder para banhos alternativos, massagens relaxantes e tratamentos estéticos.
A hospedagem inclui pensão completa com café da manhã, almoço e jantar. O Chez Bejá é um restaurante à la carte, de cozinha internacional e tem também os bares para jantares descontraídos regados a vinhos, coquetéis clássicos e drinks autorais, inclusive. Na gastronomia, os cardápios foram elaborados para priorizar ingredientes de origem, mas a sofisticação fica a cargo de chefs renomados para proporcionar uma experiência de sabor.
O hotel também oferece diversas atividades de lazer e entretenimento para seus hóspedes, como passeios a cavalo, arco e flecha, tirolesa, pedalinho, cinema, teatro e museu.
A novidade é que a Azul Linhas Aéreas já está comercializando passagens entre Araxá e Belo Horizonte. Os voos entre o Aeroporto em Araxá, e o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, começam no dia 2 de junho. Administrado pelo Grupo Tauá desde 2010, o empreendimento tem localização privilegiada em relação às grandes capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte). Situado a 4,5 quilômetros do centro da cidade, o local possui dois helipontos para quem preferir ir de helicóptero.
Fonte da eterna juventude
Até já falamos das águas ‘milagrosas’ das Termas de Araxá, um complexo de banhos terapêuticos que utiliza as águas sulfurosas da região. As termas oferecem massoterapia e tratamentos estéticos e relaxantes, como banho de lama negra, banho pérola, banho romano, ducha escocesa e sauna natural. As águas termais de Araxá são conhecidas por seus benefícios para a saúde, como alívio de dores musculares, reumatismo, estresse e problemas respiratórios.
O Castelo do Grande Hotel de Araxá é uma opção perfeita para quem busca uma experiência única de hospedagem, lazer e bem-estar em meio à natureza e à história. O castelo é um símbolo da cultura e da tradição mineiras, que encanta seus visitantes com sua arquitetura e seu paisagismo de excelência.
O Grande Hotel Termas de Araxá
Endereço: Rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá - MG, Cep: 38184-529
Informações e reservas: 0800 0031 910 - reservas.araxa@gharaxa.com
Site: www.grandehotelaraxa.com – Instagram: @grandehoteldearaxa