Era pouco mais das 19h dessa quarta-feira (26/7), quando uma fila se formou em frente à Capela de Sant’Ana, na Fazenda do Fidalgo, em Lagoa Santa. Nela, devotos de todas as idades estavam ansiosos para entrar no templo sagrado, construído em 1745, e ter o reencontro mais esperado daquela noite. Assim que a porta se abriu, os fiéis, moradores, na grande maioria da comunidade da Lapinha e da Vila Maria, subiram os degraus da pequena escadaria da entrada para, enfim, após 17 anos de espera, avistar a imagem barroca do século 18 da Sant’Ana Mestra. Lá no altar, ao lado de São José e São Joaquim, a avó do Menino Jesus, carrega a pequena Virgem Maria no colo. E assim, sentiram o que lá estiveram – no aconchego de esperança e fé.
“Tenho muitas boas lembranças de infância dessa festa. Esta capela tem uma importância muito grande para a comunidade e para mim. Aqui foram realizados casamentos e batizados de muitos dos meus familiares. Sempre foi assim, toda Festa de Sant’Anna era um reencontro de parentes que não víamos há anos. Quando a capela fechou, em 2006, foi muito triste. Sentimos que estava nos despedindo de um ente querido. Hoje é um dia de festa. Sant’Ana está de volta, como aquela avó querida, ela fez muita falta”, emociona Dalva Cota, moradora de Lagoa Santa.
Para Rogério Avelar, prefeito de Lagoa Santa, o retorno da imagem de Sant’Anna para a capela da Fazenda do Fidalgo tem uma importância muito grande para a comunidade da região. Católigo e devoto de Nossa Senhora, Rogério está presente na maioria das festas cristãs realizadas na cidade. “Essa foi a primeira capela da cidade, na época que aqui era apenas um povoado, isso lá em 1745. Fui criado nessa região, frequentei desde a infância e participei de muitas Festas de Sant’Anna. Minha mãe rezava aqui e, portanto, tenho profunda admiração por este templo. Essa capela quase desabou e precisava de reformas urgentes. O que fizemos foi a recuperação do que nos foi permitido como: a restauração das paredes, do telhado, mudamos a rede elétrica, trocamos pisos, janelas e portas. Agora, falta recuperar o altar. Esta será uma nova etapa. Ver a imagem de Sant’Ana de volta, me traz conforto’, conclui o prefeito
No sexto dia da novena da Festa de Sant’Ana, que termina no próximo domingo, toda a comunidade da região do Fidalgo e Lapinha seguiu o ritual que há séculos une os devotos: reunir os moradores em uma festa não só religiosa, mas também cultural e gastronômica. Antes mesmo da chegada dos fiéis, o movimento era intenso no refeitório, ao lado da capela. Na grande cozinha, quitandeiras preparavam nos tachos gigantes os caldos que seriam servidos naquela noite: feijão e mandioca, além de canjica, quentão e, claro, pastéis. São mulheres simples, cozinheiras que colocam como tempero o amor, carinho e ternura. Vale a pena provar de tudo. A partir desta quinta-feira (27/7) a Festa contará com uma grande promação cultural envolvendo artistas da região como violeiros, popnejo, Guarda do Congo e cortejo do Tambor Mineiro, com Maurício Tizumba.
Comunidade de Lagoa Santa
Esta festa é realizada através de doações e conta com recursos próprios da comunidade, principalmente da Lapinha. A secretaria de Turismo e Cultura da cidade ajuda no fomento. Mas, em sua totalidade, é da união e ajuda de todos. Marlúcio Roberto dos Santos, um dos coordenadores da Festa de Sant’Ana, explica que tudo o que é vendido em cada dia de novena, como bebidas, comidas e as prendas dos famosos leilões é depositado em uma conta para pagar os gastos operacionais e custear a realização da próxima festa, no ano de 2024. “Negociamos com fornecedores da região, conseguimos muitas doações como toldos, banheiros públicos, alimentos para o grande almoço que vai acontecer no domingo. Somos uma comunidade humilde, de poucos recursos, mas temos fé em Sant’Ana e sabemos que com a ajuda de cada pessoa, poderemos realizar uma festa maior e melhor a cada ano. Parte do que é arrecadado é repassado à Mitra Arquidiocesana. Mas tudo é negociável. Desejamos que todos os visitantes venham neste sábado e domingo e conheçam a importância dessa festa não somente para os moradores de Lagoa Santa, mas para toda Minas Gerais. Isso aqui é a manifestação cultural viva da religiosidade mineira”, finaliza.
História
Erguido em 1745, o singelo templo é um dos bens de grande importância histórica e cultural para a região, merecendo tombamento municipal em 2008 e sempre de laços fortalecidos com a comunidade. “São muitas passagens de nossa história nesta região”, diz Marta Machado Soares, citando alguns fatos da história mineira ocorridos ali. Entre eles, o assassinato de dom Rodrigo Castelo Branco, então administrador geral das minas, nomeado pelo governo português no final da década de 1670. O assassinato, em 1682, foi atribuído ao bandeirante paulista Manuel de Borba Gato (1649-1718)
Quem puder ajudar, basta contribuir com qualquer valor no PIX:
Chave CNPJ: 17505249029052
Mitra Arquidiocesana de BH Paróquia São Paulo Missionário
Programação:
As missas ocorrem todos os dias ( a partir das 19h. Após as celebrações religiosas dará início às quermesses com vendas de comidas típicas e leilão)
Anote na agenda as apresentações culturais:
27/7 (quinta-feira) - 21h - Gercino Alves - Grupo de violeiro: Treme treme
28/7 (sexta-feira ) - 21h - Ivan, Viola, Fábio e amigos – Modão e Popnejo
29/7 - ( Sábado) - 19h - Levantamento das bandeiras: Guarda do Congo de N. Sra. Do
Rosário da Lapinha – Capitã Helena e Capitão Rogério
21h - Apresentação da Quadrilha da Lapinha – Arraial dos Sem Juízo
22h - Show Jair - Explosão do Forró
30/7 - Domingo será o último dia e terá uma programação toda especial
9h30 Procissão saindo do Sítio Bela Vista – acompanhada pela Corporação Lira São José
da Lapa
11h Santa Missa em honra a Sant’Ana e São Joaquim
Celebrante: Pe. Luis Gustavo
12h Almoço
13h Apresentação cultural com Maurício Tizumba e Tambor Mineiro
14h Leilão de gado e show com Naldo Zé (Viola e música regional)
15h Santa Missa em honra a Senhora do Carmo e São Judas Tadeu.
Celebrante: Pe.Luis Gustavo
16h Leilão de gado e sorteio dos festeiros 2024
Mais informações
Marta Soares - 31 99608-4600