De acordo com o IBGE, em 2014, a população cabista, muito acolhedora por sinal, era composta por mais de 28 mil habitantes, número que aumenta bastante durante o verão. Entre as diversas atrações, Arraial do Cabo abriga o Porto do Forno, marina composta por três píeres, pelos quais chegam inúmeros produtos para a cidade e saem as produções de sal. Há muitas atrações na região, entre elas a aquacultura e a maricultura. Para se ter uma ideia, o município conta com as praias dos Anjos, Brava, Farol, Forno, Grande, Pontal e Prainha, esta localizada na entrada da cidade e que, embora a água seja um pouco mais fria do que as outras, é deliciosa e conta com um mar verde, de beleza singular.
POINTS
Erguida pelos portugueses em 1506, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é uma das primeiras edificações brasileiras. Ela fica na Praia dos Anjos e também é muito visitada por religiosos e turistas em geral. Outra bela atração é o Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira, que apresenta esqueletos de animais marinhos, peças de naufrágios que ocorreram na região e aquários com animais vivos. Também muito visitado pelos turistas, o Pontal do Atalaia continua sendo um dos pontos preferidos de casais e namorados que aparecem lá para curtir o pôr do sol. De lá dá para ver o astro-rei desaparecendo lentamente no mar, uma visão dos deuses. O lugar tem uma vista panorâmica maravilhosa, uma vez que fica a 180 metros de altitude.
Mas as atrações não param por aí, pois os passeios de barco e os mergulhos são imperdíveis. Arraial do Cabo tem uma diversificada e espetacular vida marinha, abrigando golfinhos, arraias, tartarugas, meros, lulas e lagostas, principalmente nas ilhas do Farol e dos Porcos e nas praias do Forno, Ponta d'Água e Gruta Azul. Arraial é um dos melhores pontos brasileiros para a prática de esportes aquáticos e sua água transparente é bastante convidativa para tal.
Os passeios de barco também são imperdíveis. Eles duram cerca de quatro horas e mostram as belas paisagens de Arraial do Cabo. O roteiro pode incluir, com direito a parada, o Pontal do Atalaia e a Ilha do Farol, além da Gruta Azul, com um salão de 30 metros de extensão e 15m de altura. Para quem não sabe, o nome origina-se dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourados e prateados, tornando-se azuis de acordo com a incidência da luz. É bom lembrar que as embarcações têm partida diretamente da Praia dos Anjos.
Arraial do Cabo é uma cidade muito gostosa e acolhedora. Não é lá tão estruturada quanto Cabo Frio, mas é bastante aconchegante. Com suas ruas pequenas e uma rodoviária simples, tem uma beleza singular, sem falar nas praias, que são lindas e com muitas atrações. Não é preciso gastar muito, pois o custo de vida lá não é tão caro quanto em Cabo Frio e Búzios. O passeio de barco é imprescindível, assim como o mergulho de snorkel na Praia do Forno
MERGULHO Mesmo com tantas atrações turísticas é bom lembrar que não são tantas as opções de restaurantes e bares à noite. Nos fins de semana, durante a alta temporada, a população da cidade triplica. Talvez não seja uma boa opção para participar e ver todas as atrações locais. Confesso que sou meio suspeito para falar de Arraial do Cabo, pois vou lá desde criança e adoro o local. Gosto de todas as praias da cidade, de observar o pôr do sol, de passear de barco, mergulho, enfim visitar todas as atrações locais. Gosto também dos moradores, pois os cabistas são receptivos e educados.
A cidade é pequena, mas aconchegante e conta com restaurantes para todos os bolsos. As atrações noturnas, tirando a feirinha no centrinho, com suas barracas de artesanatos e alguns bares e restaurantes, não são tantas, mas, durante o dia, é bom levantar cedo e partir para a aventura, pois isso é o que não falta em Arraial do Cabo. Confesso também que não gosto muito de ir durante o período de alta temporada, pois o número de turistas é bastante grande e muitos acabam sujando as praias. Mas, já a partir da segunda quinzena de fevereiro, março e abril, quando o sol ainda está forte, é muito bom visitar aquele paraíso. (AP)