Nesta época do ano, as atenções se voltam para o deserto florido, que, com seus encantos e mistérios, enche o turista de alegria e emoção. Mas o país oferece muito mais, a começar pela própria capital, que, com seus cerca de 7 milhões de habitantes, é uma das mais seguras para se viver e visitar. Santiago também é considerada uma das cidades mais modernas do continente, com boas oportunidades de negócios, ótima gastronomia, ampla rede de hotelaria, entretenimento noturno e localização privilegiada, a poucos quilômetros de praias, neve e rotas de vinho. É também destacada pelos centros médicos mais modernos e equipados do país.
Tendo Santiago como ponto de partida, o turista pode optar por vários passeios ao redor da capital e avançar até um pouquinho mais longe, como La Serena, na região costeira. Além das praias com suas areias brancas e águas azuis – porém, geladas –, o maior atrativo são os observatórios celestes. Existem os profissionais, que se dedicam a investigações científicas, e outros simplesmente turísticos. Todos os sábados são promovidos dois tours gratuitos em Tololo, um pela manhã e um à tarde, com grupos de 40 pessoas em cada turno. São duas horas de visita aos equipamentos, mas é preciso agendamento com antecedência de pelo menos uma semana, que pode ser por telefone (56512205200) ou pelo site ctio.noao.edu.
ASTRO SOL
Uma das curiosidades na região são as cozinhas solares. Há 20 anos, Martita e a irmã Benilda comandam o Solar Elqui, localizado em Villaseca, oferecendo um cardápio apetitoso, com a comida preparada em cozinha solar. Em caixas de madeira – desenvolvidas por dois professores universitários da região – com tampos de vidro, são colocadas as panelas ou as iguarias a serem assadas ou cozidas. O sabor é indescritível. Segundo Martita, quando o sol está radiante, levam-se cerca de duas horas para preparar os alimentos para 30 pessoas. O calor pode chegar a 180 graus. “As pessoas vêm de longe para conhecer nossa cozinha. Além de saudável, conserva todos os nutrientes e o sabor original dos alimentos”, conta, orgulhosa, acrescentando que não dá trabalho praticamente nenhum. “É só deixar lá e ir posicionando as caixas de acordo com a direção do Sol.”
Também não fica a dever as opções de hospedagem. Caso do hotel Refugio El Molle. Como o próprio nome diz, é um refúgio para encontrar a paz. Para quem gosta e está precisando muuuito de um merecido descanso, o espaço é bem zen e, ao mesmo tempo, sofisticado. Para começar, os quartos têm nomes de flores e plantas. As músicas, em ritmo oriental, acalmam e elevam o espírito. Para quem está pensando em conhecer tudo na região, é uma boa pedida. É certo que o corpo ficará um pouco mais pesado em consequência da irresistível cozinha, capaz de arrebatar até mesmo um faquir. Mas, com certeza, você sairá de lá com a alma alimentada e o corpo energizado para seguir pelos demais roteiros.
* A jornalista viajou a convite do Servicio Nacional de Turismo de Chile (Sernatur)
SERVIÇO
• Onde ficar
Hotel Refugio El Molle
www.refugioelmolle.cl