A migração de turistas, até mesmo da própria capital carioca, das zonas Sul e do Centro Histórico, e a descoberta para o mundo depois de eventos como as Olimpíadas, em 2016, onde foi construída a Vila Olímpica e o parque esportivo que abrigaram atletas de todo o mundo, tornaram a Barra um dos maiores pontos de investimento turístico e de oferta de lazer para quem procura tranquilidade, segurança e excelentes opções de hospedagem.
Ao abrigar lojas de marca e hotéis entre os mais famosos do mundo, a barra se tornou a “Miami brasileira”, como apelidaram os cariocas, oferecendo restaurantes e serviços entre os mais sofisticados em todo o mundo.
Com 18 quilômetros de extensão, a Praia da Barra é a maior do Rio, mas o bairro ainda abriga a Praia do Pepê, a mais badalada, em seus dois quilômetros entre o quebra-mar da Lagoa da Tijuca e a Avenida Érico Veríssimo. A Praia da Reserva, no Bandeirantes, abriga reserva ecológica e é local muito tranquilo.
Com apenas 150 metros de extensão, a Prainha está entre as mais belas paisagens da Barra. Por ser muito pequena, seu acesso é restrito e é fechada quando atinge a lotação de público. O Bairro Grumari, na Zona Oeste da cidade, também é conhecido por suas praias.
LEGADO
Mas nem só de praias vivem os turistas que visitam a Região Oeste do Rio. Há o legado olímpico deixado pelos diversos parques de competições, os shoppings, áreas naturais como a Lagoa de Grumari ou Jacarepaguá. O Museu da Seleção Brasileira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, oferece um espetáculo à parte sobre a história de participação dos brasileiros em competições internacionais. O Sítio Burle Marx, deixado ao povo brasileiro pelo paisagista, em Grumari, oferece rara opção para conhecer mais de 3 mil espécies de plantas de todo o mundo, além de obras de arte deixadas pelo famoso parceiro de Oscar Niemeyer.
As opções de hospedagem são variadas, com pacotes específicos para fins de semana e ocasiões especiais. As acomodações oferecem vistas exuberantes para a orla ou para a Lagoa de Marapendi, como o mais luxuoso da praia, o Grand Hyatt Rio de Janeiro. Mesmo com um ataque de percevejos sofrido pela repórter Renata Rusky, do Correio Braziliense, – que viajou a convite do hotel com outros jornalistas –, o hotel oferece excelentes serviços ao turista. Inaugurado há dois anos, com projeto do escritório Yabu Pushelberg, tem piscina, academia, sauna, spa e dois restaurantes além de padaria e pâtisserie próprias, com iguarias a serem degustadas pelos hóspedes no café da manhã.
Os drinques do restaurante brasileiro Cantô Gastrô & Lounge, com excelentes petiscos, são atrações à parte. O restaurante japonês Shiso oferece, pelas mãos da chef Mirian Moriyama, culinária japonesa tradicional a ser degustada com saquê.
Segurança é prioridade
Por meio da assessoria de imprensa, o hotel Grand Hyatt lamentou ocorrido com a repórter do Correio. Em nota, ressaltou que aquela foi a primeira vez que houve incidente semelhante e garantiu que a acomodação — e as acomodações vizinhas – foram inspecionadas por uma empresa de controle de pragas. “... O que aconteceu tem caráter totalmente extraordinário e todas as providências já foram tomadas. A segurança de nossos hóspedes é nossa prioridade”, garante a nota.
* O jornalista viajou a convite do hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro