Desbravando as trilhas
Mais que aspectos religiosos, a natureza proporcionada pela localidade é um convite para deslumbrar com as mais de cinquenta cachoeiras que cercam a cidade e a oportunidade de vivenciar inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Possui clima e paisagens especiais, o que a torna um paraíso ecológico, também composto por grande área do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Para exploradores, Baependi é um ótimo passeio para se fazer trilhas e travessias, com vistas de tirar o fôlego
O destaque para as maravilhas naturais da cidade é o Canyon do Cavalo Baio, em que está localizado na Serra do Canjica, dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio. A cachoeira do Cavalo Baio é uma das maiores do estado com 215 metros de queda. Sua nascente está a mais de 2.200 metros de altitude. É a maior via de rapel do Brasil, 1.050 metros de desnível. Para se chegar a esse local de difícil acesso, um guia é indispensável.
Uma das mais belas cachoeiras de Baependi, a Cachoeira de Itaúna está localizada a aproximadamente 20 quilômetros do centro da cidade, sendo uma das cachoeiras mais visitadas da cidade. Com pequenas quedas d’agua e alguns poços que formam piscinas naturais, é ideal para um bom banho de cachoeira. Na encosta, há degraus de pedra onde é possível sentar e sentir a água nas costas.
Para quem gosta de uma boa aventura de adrenalina, a Cachoeira do Juju é uma opção. Mas a atração é de difícil acesso e um pouco longe da cidade. Além disso, recomenda-se a contratação de guias e a utilização de veículos pesados. A cachoeira está localizada no Parque Estadual do Papagaio, nas encostas da Serra da Careta, a cerca de 34 quilômetros do centro de Baependi, porém tem uma paisagem espetacular com seus 130 metros de queda. Uma outra alternativa, localizada a 32 quilômetros da cidade, a Cachoeira do Caldeirão tem queda de 15 metros e um lago com 30 metros de profundidade. Por isso, é preciso cuidado para quem quiser desbravar essa opção.
* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares