Em meio a diferenças culturais e religiosas, Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes) lutarão para ficar juntos em Órfãos da terra, novela das 18h da Globo, que estreia em 2 de abril. Os dois se conhecem em um campo de refugiados em Beirute, no Líbano, após um bombardeio destruir a casa da família dela na Síria. Enquanto os pais da moça, Elias (Marco Ricca) e Missade (Ana Cecília Costa), estão tentando reorganizar a vida para partir rumo ao Brasil, o sheik Aziz Abdallah (Herson Capri) se encanta pela garota e resolve tomá-la como sua quarta esposa. Assim, propõe um belo acordo financeiro, que inicialmente é recusado.
No entanto, a piora no estado de saúde de Kháled (Rodrigo Vidal), irmão de Laila, faz com que a protagonista vá até o vilão pedir ajuda. “A vida dela vira de cabeça para baixo com a guerra. Laila perde metade da família e tem que passar por mil situações nessa travessia para o Brasil. É uma heroína. E é legal ver a mulher nesse lugar importante, que age e enfrenta as coisas. Leva todo mundo nas costas”, afirma Julia Dalavia.
No dia do casamento de Laila e Aziz, a primeira esposa do sheik, Soraia (Letícia Sabatella), anuncia a morte do irmão da mocinha. Sem motivo concreto para ir adiante com o trato, ela foge e parte com o restante da família para São Paulo, com o intuito de pedir ajuda a Rania (Eliane Giardini). Ao mesmo tempo, Aziz fica furioso com o sumiço da prometida e manda Jamil trazê-la de volta. Ao descobrir que a mulher que deve capturar é a mesma moça por quem se apaixonou, o rapaz decide aceitar a tarefa a fim de protegê-la. Então, os dois se encontram no navio e começam a viver a história de amor que enfrentará muitos percalços.
“Jamil tem enorme gratidão pelo patrão dele, mas esse sheik não é um cara legal. Ele não sabe 100%, mas fecha um pouco os olhos para as coisas que o Aziz faz. Ele tem noção da crueldade daquele homem, mas é o amor que o personagem tem pela Laila que o faz despertar para as coisas que estão ao lado”, conta Renato Góes. Um dos obstáculos para o casal Laila e Jamil é Dalila (Alice Wegmann), filha preferida de Aziz. A mão dela foi prometida ao capanga do sheik como uma recompensa para o seu homem de confiança por um ato de lealdade.
EMPATIA A iniciativa das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid partiu de um período em que, a todo o momento, chegavam notícias e imagens sobre o conflito no Oriente Médio. Tocadas pelo tema por serem descendentes de imigrantes, as duas pensaram em como contar essa história do ponto de vista do folhetim, tendo como elementos a influência cultural e uma trama com a superação dessas pessoas. “A mensagem principal é a empatia, se colocar no lugar do outro e pensar no Brasil como um país grande, rico, receptivo. Todo mundo que vem aqui gosta, porque é um lugar alegre e acolhedor, mesmo passando por problemas”, detalha Thelma Guedes. (Estadão Conteúdo)
Órfãos da terra
Estreia: 2 de abril, terça-feira
Globo
QUEM É QUEM
Personagens de Órfãos da terra
Laila Faiek (Julia Dalavia) – Decidida e com muita personalidade, a jovem síria vê a vida ruir quando sua casa é destruída em um bombardeio. No campo de refugiados, no Líbano, se apaixona por Jamil (Renato Góes), mas eles enfrentam obstáculos para viver esse amor. O maior deles é o sheik Aziz Abdallah (Herson Capri), que nutre por ela uma verdadeira obsessão.
Jamil Zarif (Renato Góes) – O libanês é leal, determinado e foi adotado na infância, junto com o primo Houssein (Bruno Cabrerizo), por Aziz Abdallah (Herson Capri). É o homem de confiança do sheik a ponto de ser prometido em casamento a Dalila (Alice Wegmann), filha dele.
Aziz Abdallah (Herson Capri) – É casado com três mulheres, mas só tem amor pela filha Dalila, do relacionamento com Soraia (Letícia Sabatella). Volta toda sua ira para Laila, após a fuga dela na noite de núpcias, e para Jamil, por não perdoar a traição do mais leal de seus homens.
Dalila Abdallah (Alice Wegmann) – Arrogante e mimada, a filha de Aziz Abdallah e Soraia estuda em Londres e, por isso, é uma jovem à frente do seu tempo para os padrões locais, mas conservadora, quando lhe interessa. É apaixonada por Jamil Zarif.
Soraia Abdallah (Letícia Sabatella) – Submissa e conformada, a primeira esposa de Aziz nutre uma paixão platônica por Houssein (Bruno Cabrerizo). Num lampejo de insubordinação, ajuda Laila a fugir do sheik antes do casamento deles ser consumado.
Houssein Zarif (Bruno Cabrerizo) – Primo de Jamil, foi adotado com ele por Aziz. É um dos capangas do sheik, mas em seu íntimo carrega uma paixão secreta por Soraia.
Elias Faiek (Marco Ricca) – Casado com Missade (Ana Cecília Costa), pai de Laila e de Kháled (Rodrigo Vidal), o engenheiro sírio perde a casa num bombardeio. No campo de refugiados, eles iniciam uma jornada até o Brasil, onde tentam uma nova vida.
Missade Faiek (Ana Cecília Costa) – A mãe de Laila e Kháled é uma mulher devotada à família que formou com Elias. Cozinheira de mão cheia, vê seu pequeno restaurante na Síria ser destruído pela guerra.
Bruno Monte Castelli (Rodrigo Simas) – O filho de Norberto (Guilherme Fontes) e Teresa (Leona Cavalli) é idealista, solidário, escolhe ser fotojornalista para retratar injustiças sociais. Tem uma relação morna com Valéria (Bia Arantes) e se encanta imediatamente por Laila.
Norberto Monte Castelli (Guilherme Fontes) – Casado com Teresa, é um empresário do ramo imobiliário, ambicioso e autoritário. Sustenta a ambiciosa Valéria, namorada de Bruno, com o intuito de controlar todos os passos do filho.
Teresa Monte Castelli (Leona Cavalli) – Ex-cantora de sucesso, a mãe de Bruno abandonou a carreira artística para se casar com Norberto e sofre
por isso.
Rania Anssarah Nasser (Eliane Giardini) – Apaixonada por Miguel (Paulo Betti), a prima de Missade deixou a família síria para se casar com ele. No Brasil, os dois tiveram três filhos. Rania abriga em sua casa a família Faiek, refugiada da guerra.
Miguel Nasser (Paulo Betti) – Brasileiro nato, o marido de Rania é dono da Importadora Nasser, que herdou do avô. Tem um bom coração, mas seu vício por jogos vai trazer sérios problemas para sua família.