Um dos principais marcos dos quadrinhos na cultura estadunidense, Watchmen (DC Comics) já inspirou um filme, lançado em 2009. Agora, 10 anos depois, chega a vez de a TV exibir sua adaptação da história de Alan Moore. A estreia será em 20 de outubro, a partir das 22h, no canal HBO, em formato de série. A trama é originalmente ambientada em 1985 e foi publicada entre 1986 e 1987. Mas, assim como os cenários, elaborados por Dave Gibbons, ganhou novos tons e cores na releitura do produtor-executivo Damon Lindelof, um dos criadores da bem-sucedida Lost (2004-2010).
O enredo foca nos super-heróis que, em uma sociedade doente, são tratados como párias e marginalizados. Porém, a versão de Lindelof tenta quebrar paradigmas do romance gráfico que a inspirou. Dos icônicos personagens, somente o dândi milionário Adrian Veidt, o Ozymandias, está totalmente confirmado na atração, interpretado pelo britânico Jeremy Irons.
Isso significa que os saudosos de Nite Owl II, Silk Spectre II, Comediante e Rorschach I ficarão a ver navios nesta produção. Projeto que, inclusive, foi rodeado por uma aura de mistério desde que foi anunciado. Até do tempo em que se passa, por exemplo, pouco se sabe. Trata-se de um período contemporâneo, porém um tanto estranho, sem internet ou smartphones, em que Robert Redford é presidente dos Estados Unidos. Descobriu-se, recentemente, que Dr. Manhattan pode aparecer também em cena.
SEM POLÊMICAS
Talvez pela decepção que o longa da década passada provocou na maioria dos fãs, a HBO tenha preferido se proteger com a falta de informação e de detalhes da série. Até para não criar polêmica e reações exacerbadas antes mesmo da atração ir ao ar. Inclusive, os atores foram proibidos de falar sobre o trabalho em entrevistas a talk shows e veículos especializados. O jeito é esperar para ver o que vem por aí.WATCHMEN
Estreia: 20 de outubro, às 22h
HBO
.