Jornal Estado de Minas

Adriana Esteves, Taís Araújo e Regina Casé, as 'mães coragem' da TV


Três guerreiras que amam os filhos são os pilares de Amor de mãe, a novela das 21h da Globo que estreia na segunda-feira (25). Escrito por Manuela Dias, o folhetim traz os dramas de Lurdes (Lucy Alves/ Regina Casé), que procura o filho Domênico (Eros Lazari), vendido pelo marido há 26 anos; Thelma (Adriana Esteves), mãe superprotetora que descobre um aneurisma cerebral inoperável; e Vitória (Taís Araújo), advogada que resolve adotar uma criança, mas acaba gerando um bebê depois de um encontro casual com Davi (Vladimir Brichta).

“A novela vai acabar com a gente, pois fala de um tema universal. Não há uma pessoa que não se emocione ao falar da mãe. As personagens são mulheres cheias de conflitos, pois há várias maneiras de exercer a maternidade”, afirma Taís Araújo.

As vidas de Lurdes, Thelma e Vitória acabarão entrelaçadas. A advogada trabalha para o empresário Álvaro (Irandhir Santos), que pretende expandir seu negócio com a compra do terreno da escola onde Camila (Jéssica Ellen), filha adotiva de Lurdes, é professora, e do restaurante de Thelma.

“É claro que tem ficção ali, mas também muita realidade. Me exponho, sim, em cena. Thelma promete momentos profundos de reflexão de vida, de humanidade e de amor ao próximo”, diz Adriana Esteves.

No caminho de Álvaro há o ativista Davi, que busca formas de punir empresas que operam com dutos clandestinos de dejetos. “Não queremos ser didáticos.
Porém, temos a intenção de criar uma narrativa favorável à conscientização, com foco sobre a questão do plástico. Meu objetivo é sensibilizar as pessoas”, afirma Manuela Dias.

Como as mães, os filhos passam por conflitos. O primogênito de Lurdes, Magno (Juliano Cazarré), sofre com o coma da mulher, após um acidente. No hospital onde ela está internada, ele conhecerá Betina (Isis Valverde) e os dois se apaixonarão. Já Érica (Nanda Costa) se envolverá com Raul (Murilo Benício), que terminará o casamento infeliz para ficar com a moça.

“Tem uma cena minha com o Murilo em que a mulher dele tinha batido na filha da Lurdes. Mesmo pobre e nordestina, ela entra em um lugar cheio de seguranças para dizer que em filha dela ninguém trisca. Foi emocionante, a gente quase teve de regravar a sequência.
Ouvia todas as camareiras, cabeleireiras e maquiadoras falando para a Lurdes: 'É isso aí'”, conta Regina Casé. (Estadão Conteúdo)

PERSONAGENS

Lurdes (Lucy Alves/Regina Casé)
Deu à luz quatro filhos: Magno (João Guilherme Fonseca/ Juliano Cazarré), Ryan (Pietro Buonnafina/Thiago Martins), Domênico (Eros Lazari) e Érica (Nanda Costa). O marido vendeu Domênico, aos 2 anos, para uma traficante de crianças. Adota Camila (Jéssica Ellen), abandonada pela mãe.

Thelma (Adriana Esteves)
Viúva, vive exclusivamente para o filho Danilo (Chay Suede) e tem um aneurisma inoperável. Ela administra o restaurante da família.

Vitória (Taís Araujo)
Advogada, defende clientes de ética duvidosa. Casada com Paulo (Fabrício Boliveira), perdeu um bebê. Já separada, adota um filho. Depois de uma noite casual com Davi (Vladimir Brichta), descobre estar grávida.

Davi (Vladimir Brichta)
Faz de sua vida uma luta contra a poluição, principalmente a destruição da Baía de Guanabara.

Álvaro (Irandhir Santos)
Empresário do ramo do plástico, faz qualquer coisa para conseguir 
o que quer.

Raul (Murilo Benício)
Empresário, é casado com Lídia (Malu Galli).
Tem um caso com Estela (Letícia Lima) e se apaixona por Érica (Nanda Costa).

Magno (Juliano Cazarré)
Filho de Lurdes, cuida da filha de 10 anos. A mãe da menina está internada em coma há muitos anos.

Érica (Nanda Costa)
Honesta e talentosa, encanta-se por Raul, mas deixa claro que não se envolve com homem casado.

Camila (Jéssica Ellen)
Adotada por Lurdes, é a primeira da família a se formarna universidade.

Betina (Isis Valverde)
Enfermeira, se apaixona por Magno no hospital. Porém, o ex-marido dela não aceita a separação.
.