As aventuras de Poliana, novela exibida entre 2018 e 2020 no SBT/Alterosa, faz sucesso no exterior. A emissora vendeu os direitos do programa para a TCV – Televisão de Cabo Verde – e para a TV Miramar, em Moçambique. O primeiro capítulo foi exibido em 10 de agosto e 28 de setembro naqueles países africanos, respectivamente.
Já na estreia, tornou-se a atração mais vista em Moçambique. Na primeira semana, teve média diária superior à de todos os outros programas exibidos no país, entre os canais abertos.
“As aventuras de Poliana é uma novela família. Além de ser divertida, traz mensagem universal. É gratificante ver essa mensagem positiva ultrapassar as fronteiras do nosso país e ser tão bem-aceita”, comemora a gerente de Novos Negócios do SBT, Carolina Scheinberg, em nota divulgada pela emissora.
Protagonizada por Sophia Valverde, a produção, durante exibição noturna pelo SBT/Alterosa, tornou-se uma das novelas mais assistidas fora da TV Globo. Escrita por Iris Abravanel, é inspirada no livro Pollyana, da norte-americana Eleanor H. Porter, lançado em 1913.
A segunda fase da novela, Poliana moça, estrearia em julho. Por causa da pandemia, as gravações foram canceladas. O SBT anunciou que não renovará os contratos dos atores. O elenco reuniria Junno Andrade, Marcello Airoldi e Amanda Acosta, entre outros. As gravações devem voltar em 2021, mas a data de estreia ainda não foi definida.
* Estagiária sob supervisão da editora Teresa Caram