Jornal Estado de Minas

Aos 91 anos, Lima Duarte curte seu novo "papel" de influenciador digital

André Hermeto*

Lima Duarte, de 91 anos, celebrou o retorno ao trabalho na Globo para as gravações da segunda temporada de “Aruanas”, série que debate questões ambientais como garimpo e trabalho de ativistas na Amazônia. Em vídeo publicado no Instagram, o mineiro de Sacramento comenta sobre essa nova fase que exige protocolos contra o coronavírus e a compara com o clima de antes nos estúdios.




“A proposta de voltar a trabalhar depois de um ano e meio, eu não estou reconhecendo mais nada agora com essas coisas de protocolo. Eu fiz 60 novelas só na Globo. Então, quando entrava no estúdio e começava, tinha aquelas coisas, o cotidiano dos estúdios, das pessoas, diretores, discussão de personagem... E, afinal, vamos gravar”, disse o ator.

No fim de fevereiro, o ator tomou a segunda dose da vacina contra a COVID-19 e deixou um recado para o público. “Mesmo com essa dose de esperança, peço a todos que se cuidem! Usem máscara...Tudo isso é necessário para que possamos amenizar os danos dessa doença tão cruel.”

Em vídeo publicado recentemente, o ator também aparece realizando o exame para detectar o vírus por meio de secreção nasofaringe, coletada pelo swab (espécie de cotonete de haste longa). “Fui cutucar o nariz porque é do protocolo, né?”, comentou. “Vou gravar ‘Aruanas’, é muito bom o que eu vou fazer, forte, bom, interessante.”





Lima Duarte aproveitou o momento para relembrar um pouco da trajetória dele na televisão. “Fiz isso (novelas) muito, 50 anos de Globo e 24 de Tupi, 74 anos fazendo novela. Fiz a primeira em 1952, ‘Sua vida me pertence’, com Vida Alves, Wálter Forster, e eu fui o primeiro bandido, era um advogado bandido”, disse.
Lima Duarte escolhe Sassá Mutema, de "O salvador da pátria", como seu melhor papel (foto: GLOBO/REPRODUÇÃO)

PAPÉIS ICÔNICOS 
Ele falou também sobre a novela “O salvador da pátria”, que disse assistir agora (a produção está disponível no Globoplay). “Lauro César Muniz, você fez uma novela espetacular, é a melhor que eu fiz”, afirmou, elogiando o trabalho do dramaturgo. Lima Duarte falou que até hoje as pessoas têm carinho pelo bóia-fria Sassá Mutema. O ator ainda mostrou quadros, bonecos e itens de decoração que já recebeu em alusão ao personagem. “O Sassá ainda repercute, que poder que ele tinha, falava com a alma das pessoas.”

Além de Sassá Mutema, Lima Duarte também interpretou outros papéis icônicos da televisão brasileira, como o fazendeiro Sinhozinho Malta, na novela “Roque santeiro”, clássico de 1985.  Fez também o papel de Zeca Diabo, em “O bem-amado”, de 1973, além de folhetins mais recentes, como “O outro lado do paraíso”, no qual interpretou Josafá Tavares. Na novela de Walcyr Carrasco, o ator contracenou com a amiga Fernanda Montenegro (Mercedes), sua esposa na trama.





No cinema, já participou de clássicos, como “O auto da Compadecida”, no qual interpreta o personagem do Bispo. Também participou da obra baseada em história real “O assalto ao Banco Central”, de 2011.
Em "Roque santeiro", foi Sinhozinho Malta e contracenou com Regina Duarte e José Wilker (foto: Irineu Barreto Filho/globo )

BLOGUEIRINHO 
Lima Duarte agora se aventura pelas redes sociais. O ator divaga sobre vários assuntos em sua página do Instagram (@limaduarte), desde casos de sua vida e fotos do cotidiano, até mensagens de apoio para amigos e colegas. Em uma das publicações, ele fala justamente desse novo papel como influenciador digital. “As mídias sociais eu frequento muito raramente, mas as netas vêm aqui e me gravam... Me pedem para falar das séries que eu mais gosto, mas eu só vejo novela... Elas acham que tenho muito pra falar, então tô falando.”, brinca o ator.

Isolado desde o início da pandemia em seu sítio em Indaiatuba, no interior de São Paulo, Lima Duarte comenta sua rotina, dividida entre muita leitura, novelas, filmes e, claro, postagens no Instagram – média de uma publicação por dia. Em uma das mais recentes, o ator conta uma história que envolve o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o jornalista Benedito Valadares e Tancredo Neves. No post, o ator incorpora os personagens.





Com a ajuda da família, Lima Duarte criou um design para as publicações em que apresenta suas dicas de filmes e novelas. Entre as indicações, estão tanto obras protagonizadas pelo próprio ator, como o filme “A ilha do terrível Rapaterra” e a novela “A fábrica”, quanto produções mais recentes, como a série da Netflix “Sex education”, elogiada por ele.

CARISMA 
Embora Lima Duarte só tenha começado a fazer uso das redes durante o período de pandemia, sua motivação é entreter não só a si mesmo, mas também aos seus seguidores. A primeira postagem do ator foi em junho de 2020, na qual ele faz um monólogo sobre como algumas pessoas buscam significar o amor através de imagens. Ele então fala que tem uma imagem clara, cristalina do amor e, quando se passa para a foto ao lado, seu neto aparece tomando sorvete. E, após este post, o ator continuou esbanjando fofura e carisma em todas as publicações que se seguem. (Com Agência Estado)

* Estagiário sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro