A Honda quer manter a liderança no segmento dos SUVs compactos, mas já sente a concorrência fungando em seu cangote. Por isso, a montadora resolveu fazer algumas melhorias no HR-V, que chega na linha 2019 com mudanças no visual, novo conteúdo, suspensões e câmbio CVT recalibrados e, é claro, preços elevados. O motor continua o mesmo 1.8 flex, mas pode ser que a versão Touring, topo de linha, que ainda não foi mostrada, chegue com o 1.5 turbo do Civic SI.
Desde que foi lançado em 2015, o Honda HR-V se consolidou como um verdadeiro sucesso no segmento dos SUVs compactos. Mas a concorrência não perdoa e corre atrás do queridinho da Honda, que no acumulado do ano até outubro já emplacou 40.936 unidades. Na cola dele estão Hyundai Creta, com 38.886 unidades, e Jeep Renegade, com 37.002.
Para tentar se distanciar, a Honda resolveu fazer alguns ajustes pontuais no HR-V, atendendo a pedidos de consumidores e críticas da imprensa especializada. No visual, as alterações não foram tão significativas, já que as linhas da carroceria foram mantidas, preservando o aspecto de SUV-cupê, com o teto mais baixo na traseira. Na frente, a principal mudança foi feita na grade, que ganhou uma larga faixa cromada, bem exagerada. Sinceramente, a grade do modelo anterior era mais discreta, com apenas um friso estreito cromado.
Mas esse novo elemento se funde com os faróis, que também têm detalhe cromado e ganharam luzes diurnas de LED integradas.
Por dentro, o HR-V traz painel com instrumentos analógicos e uma pequena tela digital com o computador de bordo. O console flutuante foi mantido, com duas entradas USB, mas ganhou acabamento em black piano. As versões LX e EX trazem um monitor de áudio com tela de cinco polegadas e conexão Bluetooth. Já a versão EXL ganhou sistema multimídia com tela de sete polegadas, compatível com Apple CarPlay e AndroidAuto, além de GPS nativo em 3D.
O Honda HR-V mantém como um de seus principais atrativos a flexibilidade de seu interior, com diferentes configurações. O espaço interno proporciona conforto para quatro pessoas e na linha 2019 os bancos dianteiros ganharam abas laterais no assento e no encosto, ficando mais anatômicos.
Uma mudança que não fica aparente aos olhos, mas que é facilmente percebida quando se dirige o HR-V 2019, são as melhorias no isolamento acústico. Na versão LX o isolamento foi reforçado na parede corta-fogo, que divide o compartimento do motor e a cabine. Na EXL o isolamento acústico foi reforçado ainda nos painéis das portas e no assoalho. O carro realmente ficou mais silencioso quando se trafega mantendo o motor em baixas rotações. Mas se pisar fundo no acelerador, o propulsor grita e não tem isolamento que segure.
Todas as versões mantêm o motor 1.8 flex que desenvolve 139cv com etanol e 140cv com gasolina. O câmbio CVT foi recalibrado, deixando a aceleração mais progressiva, favorecendo o baixo consumo de combustível. Mas o carro demora um pouco a reagir nas retomadas de velocidade, exigindo que se pise fundo no acelerador para ter respostas mais seguras. As suspensões também foram modificadas, ganhando amortecedores com stop hidráulico, que evita a batida seca no fim de curso quando se passa em buracos, por exemplo.
Na linha 2019, o Honda HR-V deixa de oferecer o câmbio manual. A versão topo de linha Touring ainda não foi apresentada, mas há uma expectativa de que ela possa aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo (de 8 a 18 de novembro), possivelmente equipada com o motor 1.5 turbo de 173cv, o mesmo do Civic SI. Mas a Honda não confirma as informações e faz mistério sobre a versão, revelando apenas que ela deve chegar ao mercado em 2019.
A versão LX do Honda HR-V 2019 traz entre os itens de série controle de estabilidade, novos faróis com DRL integrado e lanternas com guias em LED, novas rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de neblina, sistema de áudio com tela de cinco polegadas e controlador de velocidade. Já a versão EX acrescenta airbags laterais, câmera de ré, paddle shifts para mudanças de marchas, repetidores de seta nos retrovisores e ar-condicionado touchscreen. A versão EXL traz ainda airbags laterais do tipo cortina, nova central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, acendimento automático dos faróis e retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down.
PREÇOS:
LX – R$ 92.500
EX – R$ 98.700
EXL – R$ 108.500
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