O exigente mundo do fora de estrada ganhou um vigoroso impulso com o lançamento do modelo CRF 250F. A motocicleta não é uma evolução da veterana CRF 230F, mas um modelo totalmente novo, desenvolvido pela engenharia nacional (com a bênção da matriz japonesa), que também será exportado para todo o mundo como modelo global. A robustez, característica da irmã CRF 230F (que não sai de linha), permanece, porém, com muita agilidade, equipada com um motor do tipo quatro tempos, refrigerado a ar, que fornece 22,2cv a 7.500rpm e torque de 2,28kgfm a 6.000rpm.
A mágica da transformação começa aí. O motor, equipado com partida elétrica, um cilindro, tipo OHC e 249,58cm³, agora é dotado de injeção eletrônica de combustível e com a mesma base do usado pela nova CB 250 Twister, entretanto, com ajustes para oferecer mais torque, acoplado a um câmbio de cinco marchas, com as três primeiras mais curtas. Uma combinação que distribui de forma mais homogênea e suave a força que vai para a roda traseira, permitindo dosar melhor o acelerador. O pacote conta ainda com inédito quadro, suspensões e freios.
PEGADA
O motor ficou surpreendentemente esperto, sem, contudo, ficar agressivo, produzindo uma relação peso/potência de 4,9kg/cv, contra 5,3kg/cv da CRF 230F, apesar do acréscimo de peso de 6kg (114kg a seco) em relação à CRF 230F. Um dos fatores para acúmulo na balança é o quadro, do tipo berço duplo, bem mais reforçado. Por outro lado, proporciona ergonomia que transmite leveza e sensação de controle, que reverte o maior peso com sobra.
Outro fator fundamental nos modelos fora de estrada são as suspensões, em função da verdadeira tortura a que são submetidas. A CRF 250F tem na dianteira sistema convencional, não invertido, com 41mm de diâmetro e 240mm de curso, e na traseira, sistema mono, com 230mm de curso e ajustes na pré-carga. Um conjunto robusto e eficaz que aceita e absorve as pancadas, sem desestabilizar a pilotagem. Uma maior sofisticação (sempre desejável neste segmento), porém, elevaria o patamar a níveis incompatíveis com a proposta econômica de lazer e entrada da CRF 250F.
CONJUNTO
O visual segue o padrão da família CRF, que vai até 450, com linhas esguias, um predicado nas fora de estrada, e decoração exclusivamente em vermelho. A CRF 250F também conta com farol e chave de contato, mas não tem painel, apenas luz de alerta para a reserva. Tudo sem complicação, ao feitio da utilização longe do asfalto, no off-road. Com a adoção da injeção eletrônica, o consumo de combustível também foi reduzido, permitindo a diminuição na capacidade do tanque, que fica entre as traves do quadro e tem capacidade para seis litros, contra sete litros da CRF 230F, ainda carburada.
Outro avanço bastante significativo é a adoção do freio traseiro a disco, do tipo wave, com 220mm de diâmetro.
* Viajou a convite da Honda
.