O segmento de sedãs médio-grandes geralmente é cobiçado por pessoas mais exigentes, que não dispensam conforto, segurança, tecnologia e desempenho. Sabendo disso e ciente de que a concorrência pega pesado na proposta, a Volkswagen resolveu mexer na linha 2018 do Passat, que agora é comercializado no Brasil somente na versão Highline 2.0 TSI. O visual continua o mesmo, mas o modelo ganhou de série o painel totalmente digital e uma moderna central multimídia. O conjunto mecânico conta com motor 2.0 turbo e câmbio automatizado de seis marchas, que garantem desempenho impecável. Mas o principal atrativo é o preço reduzido em mais de R$ 13 mil, caindo para R$ 164.620.
Não é um automóvel barato, mas diante de concorrentes como Audi A4, Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 apresenta boa relação custo/benefício. O modelo que mais se aproxima em preço é o Ford Fusion, que também tem bom pacote de itens de série. Produzido em Emden, na Alemanha, o Passat 2018 não traz mudanças no visual. Continua com o mesmo estilo discreto, porém, elegante, com grade de barras paralelas cromadas e faróis de duplo facho full LED, com luz diurna.
Vincos no capô e nas lateriais conferem discreta esportividade ao sedã, destacando a linha de cintura elevada. A traseira tem desenho simples, com lanternas horizontais com LEDs e duas aberturas nas extremidades do para-choque, na parte inferior, imitando saídas do escapamento. Mas são falsas, já que o escape fica sob o para-choque. A logo da VW na traseira serve de maçaneta para abrir o porta-malas, operação que também pode ser feita passando o pé debaixo do para-choque, na chave ou em tecla na porta do motorista. Para fechar eletricamente, basta apertar um botão na tampa do porta-malas. O único opcional do Passat Highline é o teto solar panorâmico, que custa R$ 5.370.
ESPAÇO
Para os interessados no quesito espaço, o VW Passat não decepciona. A começar pelo porta-malas, que é grande, profundo, todo revestido e com iluminação.
Apesar das dimensões do sedã, o espaço no banco traseiro proporciona conforto para duas pessoas, já que no meio um imenso túnel ocupa uma área significativa. Sentar no meio é complicado. O assento apoia bem as pernas e conta com sistemas de fixação e ancoragem de cadeiras infantis. Quem vai lá atrás tem o conforto das saídas de ar-condicionado com controle de temperatura e luzes no teto.
SOFISTICADO
O acabamento interno é um dos destaques do Passat. O revestimento em couro está presente nos bancos, painéis das portas e no volante.
O sedã traz ainda luzes ambiente na região dos pés, câmera de ré para auxílio em manobras, além dos sensores, botão para acionar a ignição e sistema start/stop, para economizar combustível em paradas. Conta também com o seletor de modos de condução que disponibiliza as opções Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual. O pacote traz ainda controle de tração e estabilidade, com bloqueio eletrônico do diferencial. São seis airbags e vários sistemas que contribuem para aumentar a segurança de quem está no carro.
Entre os itens de série, destaque para o Adaptive Cruise Control (ACC), controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência, e sistema de monitoramento frontal Front Assist. Com eles, o motorista define a distância que quer manter em relação ao veículo da frente e programa a velocidade. Se for necessário, o sistema freia o carro até parar, evitando uma possível colisão. Já o sistema Pro Active detecta uma situação de acidente, como forte frenagem, e pré-tensiona os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente, para garantir a melhor proteção.
DIRIGINDO
O conjunto mecânico continua o mesmo no Passat 2018. O motor 2.0 turbo é muito eficiente, com muito torque já em baixas rotações. Proporciona desempenho quase esportivo, com arrancadas e retomadas de velocidade muito rápidas. O câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas tem bom escalonamento, garantindo o melhor aproveitamento da força do motor. E as trocas de marchas, que podem ser feitas no próprio câmbio ou nas aletas atrás do volante, ocorrem de forma suave, sem trancos. No nosso percurso de teste o computador de bordo acusou consumo médio de 7,5km/l entre cidade e estrada. As suspensões são mais firmes, mesmo no modo Comfort, transferindo as irregularidades do solo para dentro, mas garantem ótima estabilidade ao sedã.
A direção tem calibragem equilibrada em manobras e velocidades mais elevadas. O sistema de freios conta com discos nas quatro rodas e muita eletrônica para garantir a segurança. Em resumo, o Passat 2018 esbanja em tecnologia, tem acabamento de carro de luxo, conjunto mecânico eficiente e preço altamente competitivo. Pode não ter um estilo dos mais ousados, mas convence pelo conjunto da obra.
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